Advogado de Trump Giuliani não vai cooperar com inquérito de impeachment

15 out 2019 - 19h10

Rudy Giuliani, advogado pessoal do presidente norte-americano, Donald Trump, não vai cooperar com uma investigação de impeachment que está concentrando seus esforços para pressionar um governo estrangeiro a investigar um dos rivais políticos de Trump, disse seu advogado nesta terça-feira.

Giuliani fala em evento em NY 24/10/2019 REUTERS/Shannon Stapleton
Giuliani fala em evento em NY 24/10/2019 REUTERS/Shannon Stapleton
Foto: Reuters

"Parece ser um 'inquérito de impeachment' inconstitucional, infundado e ilegítimo", disse o advogado de Guiliani, Jon Sale, em carta ao Comitê de Inteligência da Câmara dos Deputados.

Publicidade

As informações solicitadas relacionadas ao trabalho de Giuliani na Ucrânia são protegidas pela prerrogativa advogado-cliente e outras, segundo a carta.

"Além disso, a intimação é exagerada, excessivamente onerosa e busca documentos além do escopo de uma investigação legítima", escreveu Sale.

Parlamentares dos EUA estavam ouvindo o depoimento a portas fechadas de um diplomata sênior dos EUA, George Kent.

Kent compareceu apesar de ter sido ordenado pela Casa Branca e pelo Departamento de Estado a não cooperar com a investigação. Ele recebeu uma intimação dos parlamentares na manhã de terça-feira.

Publicidade

Democratas na Câmara dos Deputados dos EUA estão analisando se há motivo para o impeachment de Trump por pedir ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, em um telefonema de 25 de julho, para investigar alegações infundadas sobre o rival político Joe Biden.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações