Facebook lança aplicativo de fotos que concorre com Instagram

O Facebook lançou nesta quinta-feira um aplicativo destinado a dispositivos móveis para editar e publicar imagens em sua plataforma, um serviço já prestado pelo popular Instagram, que foi comprado pela rede social há menos de dois meses por US$ 1 bilhão.

O Facebook Camera é gratuito e foi lançado somente para sistemas operacionais iOS, da Apple, segundo indicou a empresa californiana em seu blog.

A ferramenta basicamente reproduz o processo de publicação de fotografias do Facebook, embora traga algumas novidades, entre elas a possibilidade de subir à rede social várias imagens simultaneamente.

O Facebook Camera oferece acesso às fotografias publicadas pelo usuário em seu perfil e às carregadas por seus contatos, tem a função "curtir" e permite fazer comentários.

O aplicativo inclui um software de edição com um menu de opções pré-definidas muito similar ao existente no Instagram.

A imprensa especializada dos Estados Unidos vê no Facebook Camera um concorrente direto ao Instagram, que ostenta mais de 30 milhões de downloads em dispositivos da Apple e em 2011 foi eleito o melhor aplicativo para iPhone.

"O Instagram estava tomando o controle sobre as fotos em dispositivos móveis, e o Facebook não podia esperar para ver essa empresa avançando enquanto ainda trabalhava para aperfeiçoar o Facebook Camera", disse Mike Isaac, jornalista do blog All Things Digital, pertencente ao grupo "The Wall Street Journal".

Publicidade
  
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se