Escolas e ONGs de Uberlândia vão conhecer o universo roseano em projeto cultural

30 mai 2017 - 17h51

Entrar em contato com a literatura, por meio do teatro, é a proposta do projeto ''Por de Dentro - Difundindo Rosa'' do Grupontapé de Teatro, aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura em 2015, patrocinado pelo Instituto Alair Martins, que receberá as escolas públicas e organizações não governamentais - ONGs de Uberlândia-MG, nos próximos dias (31 de maio, 02, 03, 04, 08, 09 e 12 de junho).

Foto: DINO

Unindo teatro e literatura, o projeto prevê apresentações do espetáculo que marcou os 20 anos de fundação do Grupontapé, "Por de Dentro", baseado na obra de Guimarães Rosa, seguido de uma aula sobre o autor, com abordagem de conceitos como mineiridade e territorialidade presentes na sua literatura.

Publicidade

As atividades serão realizadas na Escola Livre do Grupontapé de Teatro e são voltadas para os alunos do ensino médio de cinco escolas estaduais e municipais, além de três ONGs da cidade, com acesso totalmente gratuito.

O Espetáculo Por de Dentro

"Por de Dentro" é um mergulho na ancestralidade do homem de Minas Gerais, com seus anseios, desejos, idiossincrasias e visões de mundo. Com bom humor e poesia, seis atores se revezam entre personagens e narradores, contando histórias de um universo rural particular e que traz em si a universalidade de questões existenciais ligadas ao amor, ao sexo, à existência, à dualidade entre homem e mulher, à relação do homem com a natureza.

A peça já foi apresentada em várias cidades de Minas Gerais, com grande sucesso, e a experiência com os alunos será uma maneira de contribuir para reforçar a importância de Guimarães Rosa na literatura brasileira, aproximando suas peculiaridades dos adolescentes. "A nossa expectativa é a melhor possível. "Por de Dentro" foi produzido com muito carinho, estudo e dedicação. Disseminar o conteúdo que está por detrás desse espetáculo nas escolas, por meio do teatro, é uma oportunidade ímpar para nós do Grupontapé que estamos há 22 anos na estrada lutando para fortalecer a cultura em todas as suas esferas", comenta a atriz e fundadora do Grupontapé de Teatro, Katia Bizinotto.

Publicidade

Parceria

O projeto é financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, por meio do patrocínio do Instituto Alair Martins - IAMAR pertencente ao Sistema Integrado Martins - um dos maiores atacadistas do Brasil, cuja sede está em Uberlândia. "Eles não foram só os patrocinadores, foram parceiros durante a execução do projeto e especialmente por conta da característica do Instituto e sua preocupação com a educação, o social e com a cultura", reforça Katia Bizinotto.

SERVIÇO

O quê: Projeto cultural nas escolas: ''Por de Dentro - Difundindo Rosa''.

Quando: 31 de maio/ 02, 08, 09 e 12 de junho de 2017.

Onde: Escola Livre do Grupntapé de Teatro - Rua Tupaciguara, 471. Bairro Aparecida. Uberlândia-MG.

Programação:

Publicidade

31/05 - Quarta-feira

19h30 - Escola Estadual 13 de Maio

02/06 - Sexta-feira

09h30 - Escola Municipal Professor Jacy de Assis

14h00 - Escola Estadual Professor Inácio Castilho

03/06 - Sábado

20h00 - ICASU

04/06 - Domingo

Publicidade

20h00 - Fundação Macônica

08/06 - Quinta-feira

09h30 - Escola Estadual Segismundo Pereira

14h00 - ONG's - Ação Moradia / CCAU / Estação Vida

20h00 - Escola Municipal Professor Mário Godoy Castanho

Escola Estadual Professor Inácio Castilho

09/06 - Sexta-feira

09h30 - Escola Estadual Segismundo Pereira

Publicidade

14h00 - Escola Estadual Professor Inácio Castilho

12/06 - Segunda-feira

09h30 - Escola Estadual Messias Pedreiro

14h00 - Escola Estadual Messias Pedreiro

Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações