Existe agricultura nos desertos?

Se em vez de chegar ao Brasil em 1500 Pero Vaz de Caminha tivesse desembarcado hoje em Israel, sua primeira carta teria que trazer uma pequena adaptação: "Nesta terra, em se plantando, irrigando e tratando o solo, tudo dá".

Com as mudanças climáticas, cresce a preocupação em desenvolver formas de cultivo em áreas secas do planeta
Com as mudanças climáticas, cresce a preocupação em desenvolver formas de cultivo em áreas secas do planeta
Foto: Getty Images

» Por que a lua aparece de dia no céu? ?

Publicidade

» E se a Terra parasse de girar?

» Um dia o Sol pode explodir?

Usando técnicas avançadas, Israel tornou-se no século XX o exemplo mais típico do uso de terras desertificadas para a agricultura, afirma o professor do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas (Cepagri) da Unicamp Hilton Silveira Pinto. "Somente na areia não tem como produzir. Tem de haver um manejo de solo muito bom, com irrigação, aração e adubação", explica Pinto.

O país do Oriente Médio, com escassos recursos hídricos, desenvolveu a técnica de irrigação por gotejamento, com canos suspensos que pingam água sobre as lavouras. Assim, Israel tornou-se um importante exportador de laranjas e cultiva milho e trigo, entre outros.

Publicidade

Com as mudanças climáticas, a preocupação em desenvolver formas de cultivo em áreas secas atinge inclusive o Brasil, afirma o professor. Entre as soluções em desenvolvimento estão a produção de sementes, obtidas por melhoramento convencional ou genético, que sejam mais tolerantes à seca e às altas temperaturas e demandem o mínimo possível de água.

"A tendência é a desertificação piorar, e os pesquisadores buscam uma forma de contornar isso. A água do cultivo vai competir com a água disponível para beber", prevê Pinto.

Esta pergunta foi enviada pelo internauta Rodrigo Silva. Clique aqui e envie já a sua.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se