Entre os dias 17 de agosto e 17 de setembro alunos que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio nas escolas públicas do Estado de São Paulo poderão se inscrever gratuitamente para realizar a prova do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de São Paulo (Pasusp). A prova é opcional e o bom desempenho do aluno dá a ele um bônus de até 3% no vestibular da USP. A prova faz parte do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp).
A prova será aplicada em 44 cidades do Estado e em 20 bairros da capital no dia 25 de outubro. A duração será de quatro horas no período da tarde e o conteúdo do teste será baseado nos referenciais curriculares determinados pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, menos a língua inglesa. O bônus do Pasusp pode ser somado ao bônus do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é de 6% e também ao bônus destinado a alunos que estudaram integralmente em escola pública (3%).
"Historicamente foi se construindo uma cultura de autoexclusão desses estudantes, como se a universidade pública não fosse para quem estuda na escola pública, e isso não é verdadeiro", afirmou a pró-reitora da USP, Selma Garrido Pimenta. Segundo ela, é possível alterar essa cultura com o tempo e com a adoção de um programa de Estado sério e destinado a corrigir essas distorções.
De acordo com a vice-reitora, este é o segundo ano em que a instituição realiza o Pasusp. No ano passado, 49 mil estudantes se inscreveram. Desse total, 8 mil (16%) fizeram a prova e 117 entraram na universidade. "O número é baixo mas dentro do do objetivo do programa que é adentrar a escola pública podemos dizer que está atingindo seu objetivo. Só o fato de o aluno ter se mobilizado para se inscrever já entrou no universo dele que existe universidade pública e que ela tem ações para apoiar seu ingresso nela."
Aqueles que fizeram a prova no ano passado mas não prestaram o vestibular, ou que prestaram, mas não passaram, podem usar o bônus para prestar o vestibular neste ano. Para se inscrever o aluno deve acessar o site (www.usp.br/pasusp). Se quiser prestar o vestibular, o aluno deve fazer uma outra inscrição. O pedido de isenção da inscrição no vestibular também deve ser feito separadamente.