URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul
Patrocínio

Thalita Rebouças avalia os jovens de diferentes gerações: "Muda o acesso, mas não muda o sentimento"

Escritora acompanhou formação de diferentes jovens e adolescentes ao longo dos seus 25 anos de carreira

2 mai 2024 - 05h00
Resumo
Thalita Rebouças, escritora de literatura infantojuvenil, fala sobre mudanças comportamentais desse público e sobre os desafios desse universo ao longo dos seus quase 25 anos de carreira.
Thalita Rebouças avalia mudanças no comportamento infantojuvenil
Thalita Rebouças avalia mudanças no comportamento infantojuvenil
Foto: Divulgação/Filmart

Um dos grandes nomes nacionais da literatura infantojuvenil, a escritora Thalita Rebouças entende a linguagem dos adolescentes há quase 25 anos. Sucesso incontestável entre duas gerações, a escritora j[a vendeu milhares de livros no Brasil e em cerca de 20 países.

Nesse período escrevendo sobre o comportamento dos jovens, Thalita garante que a essência das crianças e adolescentes continua a mesma de quando resolveu se jogar nesse universo, em 1999, com o livro 'Traições entre amigas'.

Publicidade

"O que muda é o acesso à informação, são as redes sociais, isso muda. Mas as inseguranças, os medos, as espinhas, os crushes, muda de nome, mas não muda o sentimento", destaca ela, durante a Bienal do Livro Bahia no último sábado, 27, em Salvador. O evento segue até a próxima quarta-feira, 1º.

Thalita vai além e observa que os dilemas comuns dessa faixa etária, como as inseguranças com o corpo, podem ser impactados pela influência e uso constante, justamente, das plataformas digitais sociais. 

"A sensação deles se acharem excluídos, menores, isso não muda. E eu acho que isso é o bacana de escrever para esse público, porque por mais que o mundo em torno deles mude, a essência deles está lá, sabe?", reitera.

Diante de tal cenário, a escritora aponta que essa interação com as redes sociais pode desencadear problemas no desenvolvimento dos adolescentes, uma vez que o cérebro ainda está em formação nessa idade. Em contrapartida, as redes sociais também têm funcionado como uma ferramenta para ampliar o debate de temas importantes e necessários, segundo a escritora.

Publicidade

"É muita informação, é muita cobrança, é muita comparação. Então, eu acho que falar sobre isso, porque a rede social amplia, né... Sempre teve gordofobia, sempre teve homofobia, mas a gente não sabia tanto. Então, agora com as redes sociais, a gente sabe", acrescenta. 

Thalita Rebouças integra mesas da Bienal de Livros Bahia
Foto: Divulgação/Filmart

Incentivo à leitura

Conhecida pela participação intensa em feiras de livros por todo o Brasil, Thalita destaca a importância desses eventos para o fomento e incentivo à leitura. Dessa vez, além de integrar as mesas As Favs -- expressão usada nas redes sociais para eleger as queridinhas do público -- e A Gente se Encontra em Salvador, a escritora recebeu os fãs e leitores para uma sessão de fotos e autógrafos.

"O coração dessas feiras é o adolescente e é aqui que eles formam leitores. Claro que eu sei quanta gente vem me dizendo ao longo desses 24 anos: 'Comecei a gostar de ler por sua causa'. Isso é lindo demais, mas isso talvez não tivesse acontecido se as pessoas não tivessem acesso aos meus livros", ressalta.

Novo público

Vivendo um novo momento na carreira, aos 49 anos, a escritora resolveu investir no universo adulto com o recente lançamento 'Felicidade Inegociável e Outras Rimas'.

Publicidade

"As filhas estão dando meu livro de presente para mãe, depois de tantos anos as mães darem meus livros de presente para elas", celebra. 

Tendo em vista a relação e diálogo com várias gerações, ela ainda revela que está desenvolvendo um livro para o público de quase 30 anos.

"Essa galera cresceu comigo. Eu pulei essa geração pra falar com as 'menopausers', porque tinha que falar, entendeu? E 'Quase 30' vai ser um romance, ai, eu tô toda saidinha, vai ter cenas de sexo quentes... Eu agora tô assim", brinca.

Sucesso nas telas com as adaptações dos seus livros, dois títulos da escritora vão estrelar nos cinemas do País neste ano, entre eles Traição entre Amigas e Tudo por Um Pop Star 2 -- continuação de Tudo por Um Pop Star 1, que foi lançado em 2018, com Mel Maia, Maisa Silva e Klara Castanho.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se