URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul
Patrocínio

"Quando vi, não acreditei", revela jovem de 19 anos aprovado em Medicina na UFBA e na USP

Estudante, que obteve bolsa no cursinho preparatório, contou que para ele foi muito importante não ter uma rotina de estudos em excesso

23 fev 2024 - 05h00
Aos 19 anos, Leonardo Lima realizará o sonho de cursar Medicina
Aos 19 anos, Leonardo Lima realizará o sonho de cursar Medicina
Foto: Divulgação/Bernoulli

Aos 19 anos, Leonardo Lima realizará o sonho de cursar Medicina. Aprovado em primeiro lugar no curso pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em 4º lugar na Universidade de São Paulo (USP), o estudante contou ao Terra como foi a sua rotina de estudos. 

O jovem, morador da cidade de Simões Filho, localizada a cerca de 20 km de Salvador, na Bahia, conta que seus primeiros anos do ensino médio não foram marcados por um compromisso tão sólido com os estudos. No entanto, isso mudou em 2022, ano em que finalizaria o colégio. 

Publicidade

"Foi meio que um choque de realidade, porque, a partir daquele ano, eu não seria mais um adolescente de férias. Então, quando a realidade bateu na minha porta, eu pensei: 'Tenho que me esforçar, porque meu futuro está em jogo. A partir de agora, eu tenho que fazer por mim. Eu tenho uma responsabilidade muito grande e eu tenho que correr atrás do meu futuro, porque daqui a alguns anos, se eu não tiver feito isso, eu vou me arrepender muito'", relembra.

Leonardo, então, passou a ponderar diversas opções profissionais, mas acabou escolhendo a Medicina. Em março, ele compartilhou sua decisão com os pais e iniciou uma rotina de estudos intensiva, com apoio de um cursinho online.

Todos os dias daquele ano, o jovem seguia à risca sua rotina: acordava às 4h50 da manhã, ia treinar às 5h30, saía do treino às 7h e ia para a escola. Por volta das 13h30, ele chegava, almoçava e tirava um cochilo de uma hora. A partir de então, estudava até a noite.

Leonardo admite que a rotina era cansativa, tanto que funcionou de março até agosto. A partir do final daquele mês, ele se sentiu esgotado.

Publicidade

"Eu não só cansei, eu me desmotivei, dei uma diminuída nos estudos e perdi o foco um pouco", explica o jovem, que, por isso, não acabou alcançando a pontuação necessária no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Não desistiu do sonho

Dedicado a alcançar seu sonho, Leonardo decidiu buscar um cursinho presencial para intensificar seus estudos no ano seguinte. 

"Eu ficava pensando, como é que eu vou? Porque o cursinho é longe, então para mim, ficaria difícil, porque minha mãe não tinha como me levar todos os dias, devido ao trabalho dela. E os índices de assaltos aqui nos pontos de ônibus é assustador. Até que um amigo meu comentou que iria fazer o cursinho do Bernoulli, onde eu também queria, e que eles iriam de carro, aí já fui me inscrever para bolsa", relembra o jovem.

O estudante obteve 70% de bolsa no cursinho e, com uma rotina disciplinada de estudos, conseguiu se destacar nas provas e alcançar resultados que o levaram à aprovação tanto na USP quanto na Ufba.

"Quando vi meu nome lá, eu não acreditei. Eu e meus pais nos abraçamos e ficamos muito felizes. Depois a gente até comemorou", compartilha. 

Sobre a rotina de estudos, o jovem dá uma dica sobre o que funcionou para ele: constância nos estudos, mas sem excessos.

Publicidade

"Tive essa rotina de, basicamente, ir de segunda a sábado pra um cursinho, ficar o dia todo no cursinho, estudando uma boa parte do dia, e aí eu levava uma rotina até que, de certa forma, sem muitos excessos. Isso é muito importante destacar, porque em 2022 eu aprendi que se eu fizesse uma rotina sobre-humana, eu não iria conseguir", destaca. "O mais interessante é você estudar de maneira moderada, mas estudar todos os dias até a data do Enem. Sem excessos".

Agora, Leonardo está prestes a embarcar em uma nova fase de sua vida, começando pela mudança para São Paulo para iniciar os estudos na USP, em Bauru, faculdade que escolheu ingressar.

"As aulas começam dia 26 e eu estou muito animado! É, realmente, a realização de um sonho", finaliza.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se