Patrocínio

Exame da educação básica será ampliado e servirá para acesso à universidade, decide MEC

Saeb, que mede qualidade do ensino infantil ao médio, será aplicado anualmente em todas as séries em escolas privadas e públicas

6 mai 2020 - 15h15
(atualizado às 19h03)

SÃO PAULO - Os exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que mede qualidade da educação infantil ao ensino médio, serão aplicados anualmente e devem ser usados para acesso a universidades. Antes realizado a cada dois anos e restrito a algumas séries, o Saeb agora será ampliado para todos os alunos do ensino básico, tanto da rede pública quanto de escolas particulares.

A mudança foi publicada nesta quarta-feira, 6, em uma portaria do Ministério da Educação (MEC). O documento também dá diretrizes para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que deve continuar sendo usado para aprovação em universidades.

Publicidade
Exame da educação básica, Saeb será aplicado para todos os alunos do fundamental e médio no País
Exame da educação básica, Saeb será aplicado para todos os alunos do fundamental e médio no País
Foto: Agência Brasil / Estadão

A portaria diz que tanto o Enem quanto o Saeb devem servir como mecanismos "alternativos ou complementares" para o acesso à educação superior. O MEC também abriu a possibilidade para que mais de uma edição do Enem seja realizada no mesmo ano. "O Enem será realizado anualmente, com a possibilidade de aplicação de várias edições", diz um artigo do documento.

Com as mudanças, o Saeb terá como público-alvo todos os alunos de escolas públicas e privadas, em zonas urbanas e rurais. Até agora, a avaliação era aplicada apenas entre alunos do 5º e 9º ano do fundamental, e do 3º ano do ensino médio.

Cerca de sete milhões fizeram a prova no ano passado. O orçamento ficou em cerca de R$ 500 milhões. Somadas as redes privada e pública, o Brasil tem mais mais de 34 milhões de estudantes nos ensinos fundamental e médio, segundo o último Censo Escolar, que passariam a ter de fazer o Saeb.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que coordenará a aplicação das novas regras do Saeb, a implementação será gradual. Na próxima edição, será a primeira vez que o primeiro ano do ensino médio fará o exame, além das séries que já fazem a prova tradicionalmente.

Publicidade

'Enem seriado'

Alunos do ensino médio devem passar a ter a opção de utilizar as notas do Saeb, feitas ao longo de três anos, na qualificação para o ingresso em universidades. O MEC está chamando essa modalidade de "Enem seriado". Segundo a pasta, a prova tradicional do Enem será mantida.

"Nós agora vamos oferecer o Enem seriado, que é justamente a aplicação das provas do Saeb no 1º ano, 2º ano e 3º ano", disse o presidente do Inep, Alexandre Lopes, ao lado do ministro Abraham Weintraub em um vídeo divulgado nas redes sociais. "Com esse conjunto de provas, o aluno pode ter acesso diretamente à faculdade, sem precisar fazer o Enem tradicional."

Prova eletrônica

Haverá mudanças na forma como o Saeb é aplicado. A partir da próxima edição, as provas serão em papel para os 2º, 3º e 4º anos do ensino fundamental. Do 5º ano em diante, as provas serão eletrônicas, segundo uma nota oficial divulgada pelo Inep.

"No futuro, as provas digitais serão adaptativas, ou seja, a cada item que o aluno fizer, o equipamento sorteará a próxima questão, baseada na resposta que o aluno deu no item anterior", diz o instituto, em nota. "Cada avaliação, portanto, será única para cada estudante".

Publicidade

O Inep diz que essas mudanças permitiriam "ter estimativas mais precisas da proficiência dos alunos" e que o tempo da coleta de dados e da divulgação dos resultados seria reduzido. O Inep será responsável por coordenar a adaptação do exame às novas regras. O órgão pode optar por aumentar a abrangência do Saeb gradualmente, por meio de regulamentos anuais.

O Saeb deve seguir como uma fonte de indicadores de qualidade para o ensino básico, segundo a portaria. Além de servir para o ingresso em universidades futuramente, o Saeb também deve servir para decidir o acesso a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior. O documento não detalha quais programas podem ser incluídos nesse item.

Custo

Especialistas em educação criticaram os custos desnecessários que o novo modelo, com exames para todos os alunos do País em todas as séries. A professora Maria Márcia Malavasi, da Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (Unicamp), diz que a mudança deve drenar recursos para uma finalidade inócua, enquanto as verbas poderiam ser aplicadas na melhoria das escolas.

"Se não muda a qualidade do ensino, não adianta ficar testando estudantes porque o reusltado será sempre o mesmo", ela diz. A professora considera que a finalidade das mudanças não está clara, e critica a falta de consulta a especialistas. "Não precisamos aplicar testes censitários para mostrar o resultado, isso significa um gasto absurdo em um país que precisa tanto de verbas para educação. Aplica-se em testes em vez de aplicar as verbas nas escolas."

Publicidade

O professor João Cardoso Palma Filho, que dá aulas de política educacional na Universidade Estadual Paulista (Unesp) ressalta que governos estaduais já aplicam suas próprias avaliações anualmente, o que dispensa a necessidade de exames federais com a mesma periodicidade.

"Criar um Saeb para fazer a mesma coisa (que o Enem) é desperdício, é jogar dinheiro fora", diz Palma Filho. "Não precisa fazer avaliação todo ano, a verdade é essa. Porque o Pisa só avalia de três em três anos? Porque é um espaço razoável."

Fique por dentro de vestibulares, Enem e dicas para a sua carreira!
Ativar notificações