ESPM e iFood Benefícios lançam curso de extensão com 150 bolsas integrais para profissionais negros do RH, promovendo diversidade, representatividade e inovação no setor.
O iFood Benefícios, o vale-refeição e alimentação do iFood, lança uma iniciativa inédita em parceria com a ESPM, referência nacional em Marketing e Inovação para negócios, o curso de extensão “Liderança, Inovação e Benefícios como Estratégia”. O projeto educacional foi criado para formar a nova geração de líderes de RH no país, apresentado oficialmente durante o CONARH 2025, realizado de 19 a 21 de agosto, no São Paulo Expo (SP).
Com a convicção de que a diversidade é força estratégica e que a inclusão é o caminho para um futuro mais justo, o iFood Benefícios lança a primeira edição do curso oferecendo 150 bolsas integrais. Esta iniciativa é dedicada a profissionais negros (pretos e pardos) da área de RH.
Para concorrer às bolsas, é necessário:
Ser uma pessoa negra (preta ou parda);
Ter pelo menos 3 anos de experiência e atuar na área de Recursos Humanos;
Possuir equipamento para acompanhar as aulas (computador ou celular);
Ter disponibilidade semanal de 5 horas para a conclusão do curso.
“Mais do que bolsas, estamos abrindo portas para novas vozes, novas perspectivas e para a construção coletiva de um mercado de trabalho mais inovador e representativo”, conta Natália Ubilla, diretora de RH do iFood Benefícios.
A iniciativa busca fortalecer a representatividade e ampliar o acesso à educação de alta qualidade, promovendo o desenvolvimento de novas lideranças de RH e contribuindo para um mercado de trabalho mais equitativo e inovador.
O projeto é relevante em um cenário onde a representatividade de pessoas negras em posições de liderança ainda é muito baixa. Segundo pesquisa da consultoria Indique uma Preta em parceria com a Cloo, somente 8% da população negra atua em cargos de liderança no Brasil, apesar de ser um grupo que representa 56,7% da população brasileira, conforme dados do IBGE.
“Nosso objetivo com essa iniciativa é ampliar a representatividade e estimular o desenvolvimento de novas lideranças. Acreditamos no poder da educação e da equidade para transformar realidades. Esta ação, realizada em parceria com a ESPM, é mais do que um curso; é um compromisso com o futuro do RH no Brasil”, destaca Arthur Freitas, CEO do iFood Benefícios.
Como funciona a trilha educacional?
O curso de extensão é destinado a lideranças e profissionais de RH. Estruturado em seis módulos, o programa conta com aulas conduzidas por executivos de referência do iFood, como Arthur Freitas, CEO do iFood Benefícios; Natalia Ubilla, diretora de RH; Raphael Bozza, CHRO; Daniela Zylberkan, head de Growth e Marketing; e Luana Ozemela, Chief Sustainability Officer (CSO) e VP de Impacto e Sustentabilidade. Os conteúdos abordam temas centrais da gestão contemporânea e o DNA cultural, People Analytics e inovação em RH.
“A parceria com o iFood Benefícios reforça o compromisso da ESPM em conectar a academia às dores do mercado contemporâneo. Com as bolsas afirmativas, potencializamos o desenvolvimento de talentos e geramos impacto social concreto. Essa iniciativa é um exemplo de como experiências acadêmicas cocriadas entre o mercado e a academia podem transformar vidas e fortalecer a sociedade e mercado brasileiros.”, afirma Caio Bianchi, Diretor Acadêmico de Extensão, Ecossistemas e Educação Continuada da ESPM.
O curso será 100% online e ao vivo, com certificado da ESPM e as inscrições poderão ser feitas de duas formas: os profissionais que atenderem aos requisitos para as bolsas integrais podem acessar o site do iFood Benefícios, já os interessados em cursar a trilha educacional poderão se inscrever diretamente no site da ESPM.
“No iFood, acreditamos que diversidade é estratégia e cultura em movimento, desta forma a iniciativa visa transformar educação em impacto real, formando líderes preparados para criar organizações mais inclusivas, humanas e inovadoras. O curso Liderança, Inovação e Benefícios como Estratégia permite que líderes e profissionais de RH aprofundem seu olhar sobre cultura, gestão de talentos e estratégias de engajamento, fortalecendo práticas que fazem a diferença nas organizações”, finaliza Natalia Ubilla.