Estudante estava tão perdido que escreveu ao cofundador do Google pedindo conselhos: hoje, ele comanda o Android

Eram três da manhã de um dia de 1999 quando um jovem, inseguro sobre o que fazer da vida, decidiu enviar um e-mail arriscado para um desconhecido: Sergey Brin

31 jul 2025 - 15h26
(atualizado em 2/8/2025 às 09h14)
Foto: Xataka

O que alguém faz quando termina toda a sua formação? Há quem tire um ano sabático para refletir, quem continue estudando mais alguns cursos, quem tente estender o estágio e quem busque trabalho a partir do que surgir... Não saber o que fazer ao fim da formação é comum. O mercado de trabalho pode ser confuso.

Isso vale também para pessoas com carreiras promissoras, formadas em universidades prestigiadas: por um lado, há empresas constantemente em busca de talentos e, nesse cenário, corresponder às expectativas pode ser uma faca de dois gumes. Sameer Samat, atual chefe do Android, também passou por isso e, para alcançar essa posição, percorreu um longo caminho. Mas tudo começou com uma ideia maluca que funcionou: um e-mail para um completo desconhecido — o fundador do Google.

Publicidade

"O que você faria nessa situação?"

A trajetória profissional de Sameer Samat é brilhante: atualmente, ele comanda o sistema operacional mais usado do mundo, mas antes disso liderou o Google Shopping e, com pouco mais de 20 anos, fundou uma startup de tecnologia de machine learning com colegas da universidade.

Os começos são sempre difíceis, e houve um momento em que vários participantes do projeto consideraram abandonar os estudos para fazer uma pós-graduação. Era a época do boom das pontocom e, como relata o Business Insider, Samat se sentia desconfortável: "Não entendo como alguém pode querer estudar; estamos construindo uma empresa".

Seu projeto profissional estava desmoronando, ele estava ...

Veja mais

Publicidade

Matérias relacionadas

Rússia tornou possível um cenário histórico: é a primeira vez que a Espanha mobilizou caças na Islândia

Por que esta criança de um ano e meio está cantando a música de Baldur's Gate 3? Porque a mãe é gamer, claro

Jogador leva Switch no avião para aguentar voo de 9 horas, mas um novo recurso da Nintendo estraga seus planos

Pelo bem das suas panelas, não use essa esponja na hora de lavar a louça

China quer desbancar bandeiras de cartão de crédito no Brasil com o UnionPay

Fique por dentro das principais notícias de Educação e Carreira
Ativar notificações