Os ensaios técnicos das escolas de samba no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, na noite deste domingo, 23, foram momentaneamente ofuscados por um coro inusitado vindo das arquibancadas. A palavra "broxa" - ou seria "brocha"? - ecoou entre os espectadores após um casal ser flagrado em um momento pra lá de íntimo dentro de um camarote. O problema é que a cena, visível para boa parte do público, aparentemente não ocorreu como o esperado.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Rapidamente, a reação coletiva tomou forma: em uníssono, foliões começaram a gritar "broxa", zombando da situação. Mas, diante da repercussão do caso, uma dúvida linguística surgiu: qual é a grafia correta do verbo?
"Broxa" ou "brocha"?
Apesar da dúvida frequente, tanto "broxa" quanto "brocha" estão corretas e podem ser usadas como sinônimos. De acordo com gramáticos mais conservadores, a forma "brocha", com "CH", é a mais recomendada, enquanto "broxa", com "X", tornou-se uma variante igualmente aceita com o tempo.
Curiosamente, ambas as palavras também possuem outros significados. "Brocha" pode designar um tipo de prego ou parafuso, enquanto "broxa" é um pincel grosso usado para pintura.
Já no sentido popular — e o que motivou o coro no Sambódromo —, a palavra é usada para se referir à impotência sexual masculina. Disso, surgiu ainda um uso figurado, em que "brochar" significa perder o ânimo, desistir ou frustrar expectativas.