Novo Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações é aprovado pela Anatel

14 jan 2020 - 07h16

O Conselho Diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou, em 12 de dezembro de 2019, o regulamento que autoriza aos clientes em desacordo com a qualidade dos serviços oferecidos por operadoras cancelarem planos de telefonia, celular, internet e TV sem necessidade de pagar multa. A norma entrará em prática a partir de 2021.

Em 2021, os clientes estarão autorizados a cancelar planos de telefone, internet, celular e TV mediante insatisfação com os serviços prestados. As teles receberão notas em nível nacional, estadual e municipal, o que ajudará a justificar os cancelamentos. Um dos objetivos da Anatel é transformar o consumidor em agentes de regulamentação do setor.

Publicidade

Operadoras serão categorizadas de acordo com análise do consumidor

As empresas que prestam serviços de telecom serão enquadradas em categorias de acordo com a qualidade do serviço, podendo estar no patamar "A", "B", "C", "D" ou "E". A ação tem como principal intuito garantir maior transparência ao consumidor na hora de fechar contrato com a prestadora.

De acordo com os idealizadores da proposta, a simples divulgação de resultados já é o suficiente para estimular empresas a melhorarem seus serviços, a fim de evitar perder clientes para os concorrentes.

Segundo o relator da proposta, Emmanuel Campelo: "O modelo proposto traz indicadores que refletem com maior precisão as condições de qualidade experimental pelo usuário, ou seja, aquilo que efetivamente ele experimenta, com empoderamento do consumidor. É um modelo de regulação responsiva, para incentivar o regulado a cumprir com as ações regulatórias".

Publicidade

Ou seja, o rebaixamento de uma empresa para categorias "D" ou "E" deixará claro ao consumidor que a quebra de contrato é uma possibilidade sem trazer prejuízos com rescisão.

Ainda de acordo com Campelo: "O selo de qualidade traz informações mais claras e compreensíveis para o usuário saber qual empresa presta o melhor e o pior serviço em sua região. Isso, sem dúvida, terá impacto nas vendas, no market share (fatia de mercado), na lucratividade e na relação com os investidores. Portanto, se trata da imposição de um modelo de regulação baseado em qualidade".

Presidente da Anatel comentou sobre a importância dos novos instrumentos

Leonardo Morais, presidente da Anatel, também comentou sobre as novas regras, que visam transformar o próprio consumidor em um agente regulador do setor. Nas palavras de Morais: "O intuito dessas mudanças é obter maior resposta a partir dos novos instrumentos, frente às insuficiências do atual modelo, inteiramente baseado na lógica de comando e controle. O consumidor dotado das informações necessárias passa a ser um agente ativo na regulação do mercado."

Gestão de telefonia tem papel fundamental na negociação com operadoras

Publicidade

A gestão de telefonia é responsável por prover otimização de planos telefônicos e do uso das linhas fixas e móveis pelos colaboradores da empresa. Além disso, a gestão de telecom soluciona problemas diretamente com a operadora e ajuda os gestores a diminuírem os custos com contas de telefone.

Implemente gestão de telefonia da iPartners para reduzir os custos da sua empresa

A iPartners é uma empresa de gestão de telefonia que ajuda gestores a enxugarem as contas de telefone em até 35%. Além disso, por meio de ações institucionais, monitoram o uso das linhas fixas e móveis a fim de garantir que colaboradores estejam utilizando os aparelhos corporativos de forma correta.

Navegue pelo site para conhecer todos os serviços de gestão de telefonia oferecidos pela iPartners e quais são as vantagens de gestão de telecom.

Website: https://ipartners.com.br/

Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações