Cloud e IoT devem liderar transformação digital em 2020, apontam executivos

30 mar 2020 - 14h28

A tecnologia e transformação digital revolucionaram o modo de empresas realizarem negócios.

Foto: https://www.dnkinfotelecom.com.br/ / DINO

No último ano, a chamada transformação digital 2.0 fez com que empresas se movimentassem fortemente na direção de formatos de operação mais adequados para atender o atual mercado e o consumidor, que está sempre em busca da melhor e mais nova experiência.

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Para entender como essa transformação impactará as empresas em 2020, foi realizado o estudo: "Tendências para Transformar Sua Empresa em 2020", com 500 executivos brasileiros.

Empresas apostam em transformação digital

Segundo especialistas, atualmente todas as empresas estão em suas jornadas para a transformação digital, realizando praticamente as mesmas coisas e tendo acesso a praticamente os mesmos recursos e informações. O grande diferencial das empresas é a inovação e a execução diferenciada.

Essa jornada pode ser comprovada através da pesquisa "Impacto de negócio: o elo perdido da transformação digital 2.0", realizada em outubro do ano passado com mais de mil empresários brasileiros. De acordo com a pesquisa, 91% das companhias entrevistadas buscam acelerar o processo de transformação digital.

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Além disso, 81% das empresas já haviam iniciado suas jornadas para a transformação digital. Dessas, no entanto, apenas 46% estavam totalmente preparadas para acompanhar o mercado, a concorrência e o surgimento de novos entrantes.

Esses dados comprovam que migrar para a transformação digital e acertar o melhor caminho para tal ocorrem em paralelo.

Segundo a Forbes, 90% dos líderes de grandes empresas concordam que tornar as empresas mais ágeis é uma necessidade urgente, mas apenas 10% acreditam que suas organizações estão no caminho certo.

Já a pesquisa "Tendências para Transformar Sua Empresa em 2020", revelou que as companhias iniciaram seus processos pela criação de áreas responsáveis pela transformação digital.

56% dos executivos brasileiros planejam investir em transformação digital nos próximos cinco anos

Focados em levar suas empresas rumo à jornada pela transformação digital, cerca de 56% dos líderes de negócios entrevistados afirmaram com convicção que planejam investir em transformação digital durante os próximos cinco anos.

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Alinhado a este resultado, 9 entre cada 10 executivos entrevistados afirmaram que suas companhias incentivam os colaboradores a buscarem por conhecimentos no meio digital.

Além disso, 83% das companhias que já iniciaram sua jornada digital , já possuíam equipes especialmente voltadas para o digital.

Essas iniciativas trazem como foco a ideia base do digital como um conjunto de habilidades, capacidades e ferramentas que as empresas lançam mão para atender seu consumidor de forma cada vez melhor, mais ágil e veloz.

Experiência do Cliente é fundamental para o sucesso das empresas

Especialistas explicam que a transformação digital não deve ser sobre uma transformação tecnológica, mas sobre a real compreensão do que é preciso ser feito para atender o consumidor da melhor maneira possível.

Conscientes de que a expectativa dos clientes está cada vez mais alta e o atendimento prestado deixa a desejar em muitas empresas, a maioria dos executivos entrevistados afirmaram que suas companhias pretendem focar mais em seus consumidores.

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89% dos entrevistados consideram ser muito importante a experiência do cliente com a marca. Na mesma linha, 87% acreditam que é importante focar as ofertas das companhias nos interesses individuais dos consumidores.

Quando questionados sobre os principais diferenciais competitivos que contribuem para uma melhor experiência do cliente, flexibilidade (59%), disponibilidade do produto (54%) e facilidade de compra (53%) foram os mais citados. Esses diferenciais mostram que, para a maioria das empresas, a experiência do cliente está voltada ao momento da venda.

Outros diferenciais, como personalização, usabilidade, privacidade e omnichannel também foram citados, sendo o último, considerado característica essencial para o sucesso do negócio para 76% dos respondentes.

O atendimento omnichannel baseia-se no uso interligado de diferentes canais de comunicação e tecnologias inteligentes, que coletam e aprendem dados e preferências dos clientes. Seu objetivo é aproximar as empresas de seus clientes, transformando o atendimento ao cliente em uma experiência rápida, cômoda, personalizada e efetiva.

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Tecnologias que deverão impulsionar os negócios em 2020

Na visão de 56,8% dos executivos entrevistados durante o estudo, a cloud computing (computação em nuvem, em português) será a principal responsável pelo crescimento dos negócios, liderando a transformação digital esse ano.

A segunda tecnologia que mais irá alavancar os negócios, segundo os executivos, é a Internet das coisas, tradução do termo em inglês, Internet of Things (IoT), com 49,2% dos votos.

Outras tecnologias que deverão impulsionar os negócios, segundo os entrevistados, são: Inteligência Artificial (48%), assistentes virtuais (41%), experiências imersivas (37%), Big Data (30%) e chatbots (23%).

Quando se trata de investir, de fato, em soluções inteligentes, o foco está voltado para a computação em nuvem (46%), Inteligência Artificial (46%) e assistentes virtuais (42%).

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Esses dados mostram que apesar da IoT ser a promessa do ano para o sucesso dos negócios, algumas empresas ainda possuem certa resistência em criar soluções que fazem uso dessa tecnologia.

No que diz respeito à gestão de processos, 77% dos entrevistados afirmaram que a automatização de processos é um fator importante para os negócios e, destes, 69% pretendem investir em tecnologia para isso já neste ano.

Transformação digital X segurança

As questões de segurança provenientes da  Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), prevista para agosto, também foram abordadas pelas lideranças entrevistadas. Segundo o relatório, 75,8% dos executivos acreditam que a legislação terá impacto nos negócios.

Armazenar dados de clientes e mantê-los seguros têm se tornado indispensáveis para a transformação digital e para a melhoria da experiência do cliente.

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86% dos líderes respondentes afirmaram que suas empresas se preocupam com a segurança dos dados. E, consequentemente, 76% consideram que a LGPD irá impactar nos negócios.

Segundo especialistas, esses dados são essenciais para encantar o consumidor, desenvolver novos produtos, evitar riscos, melhorar a execução das operações e gerar grandes impactos para os negócios.

DNK oferece as melhores soluções para um atendimento ao cliente de excelência

Alinhada às tendências do mercado e à transformação digital, a DNK oferece soluções inteligentes e inovadoras para call centers e contact centers.

Para cumprir a missão de renovar e simplificar o relacionamento entre empresas e clientes, a empresa conta com tecnologias de última geração, funcionalidades inovadoras e profissionais com grande experiência no setor.

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Preocupada com a preservação dos dados de seus clientes, a DNK oferece o melhor das soluções de call center em nuvem e com Inteligência Artificial, com máxima segurança na proteção de dados, garantindo qualidade e excelência no atendimento ao cliente.

Todas as soluções oferecidas pela empresa são customizadas de acordo com a necessidade de cada cliente.

Desde 2018, DNK e Collab unem esforços para inovar no atendimento ao cliente através da transformação digital.

Além disso, a DNK orgulha-se ao mencionar o Centro de Competência Collab recentemente criado dentro da empresa.

Website: https://www.dnkinfotelecom.com.br/

Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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