Teatro Municipal do Rio: 111 anos com inédita festa virtual

Vídeos com episódios inspirados em “O Lago dos Cisnes”, exposição, lives, exibição de depoimentos; a programação é ampla

13 jul 2020 - 16h03

Nessa terça-feira (14), um dos ícones da cultura nacional, o Teatro Municipal do Rio, completa 111 anos e vai comemorar a data com ineditismo. A vasta programação preparada para a festa é completamente virtual, em razão da atual crise sanitária. Como destaques, três lives, às 11h, 15h e 18h, todas sobre o destino da cultura pós-pandemia e a história do aniversariante.

Até o fim de julho serão veiculados no site e nos perfis do teatro em redes sociais 111 homenagens gravadas em vídeo por funcionários e artistas que tiveram e têm relação afetiva com a casa. Essa iniciativa inclui nomes como os de Gilberto Gil, Fafá de Belém, Alcione, do maestro Isaac Karabitchevsky, dos bailarinos Ana Botafogo e Cicero Gomes, entre outros.

Publicidade
A história de Irene Orazem com o Teatro Municipal do Rio já faz 72 anos. Hoje, no aniversário da casa, ela vai acompanhar os festejos à distância, por causa da pandemia
A história de Irene Orazem com o Teatro Municipal do Rio já faz 72 anos. Hoje, no aniversário da casa, ela vai acompanhar os festejos à distância, por causa da pandemia
Foto: Divulgação/Acervo Irene Orazem

A camareira Leila Melo, a mais antiga do teatro, também já deixou seu depoimento.

Assim como a bailarina Irene Orazem, cujo vínculo com a casa de espetáculos já vem desde 1948. Hoje, aos 80 anos, ela é a chefe do figurino e mantém a memória viva de momentos que lhe foram inesquecíveis, como a da sua participação no Corpo de Baile na temporada de “O Lago dos Cisnes” no Municipal, em 1959.

Adaptada aos tempos modernos, Irene rende-se à realidade virtual, sem deixar de lado recordações não tão longínquas assim, marcantes pelo simbolismo.

“Nos 70 anos do Municipal, eu recebi uma medalha. Por muitos anos, essa data ganhava um colorido próprio, com bolos cenográficos na entrada principal do teatro e no palco. A banda dos Fuzileiros Navais abria os festejos às 8h, havia uma participação especial das crianças da escola de dança e as comemorações se encerravam com um concerto. As coisas mudam, basta ver o descaso à cultura no País atualmente”, disse, em entrevista ao Terra.

Publicidade

A programação detalhada da festa dos 111 anos do Municipal pode ser conferida no site (http://www.theatromunicipal.rj.gov.br/), ou pelo Instagram, no endereço (@theatromunicipalrj) ou ainda pelo perfil da casa no Facebook: (https://www.facebook.com/theatro.municipal.3/).

Fonte: Silvio Alves Barsetti
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se