OMS classifica variante indiana como "preocupação global"

10 mai 2021 - 14h05
(atualizado às 14h12)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta segunda-feira que a variante B.1.617 identificada primeiramente na Índia no ano passado está sendo classificada como um tipo digno de preocupação global.

Maria Van Kerkhove
Maria Van Kerkhove
Foto: Fabrice Coffrini / Reuters

"Nós a classificamos como uma variante preocupante em nível global", disse Maria Van Kerkhove, autoridade técnica da OMS em covid-19, em uma entrevista coletiva. "Existe alguma informação disponível que indica uma transmissibilidade acentuada."

Publicidade

As infecções e mortes de coronavírus na Índia ficaram próximas de altas diárias recordes nesta segunda-feira, aumentando os apelos para que o governo do primeiro-ministro, Narendra Modi, adote um lockdown no segundo país mais populoso do mundo.

A OMS disse que a linhagem predominante da B.1.617 foi identificada primeiramente na Índia em dezembro, embora uma versão anterior tenha sido detectada em outubro de 2020.

Mulher recebe oxigênio em um Gurudwara (templo Sikh) em Ghaziabad, Índia 6/5/2021 REUTERS/Danish Siddiqui
Foto: Reuters

A variante já se disseminou em outros países, e muitos adotaram medidas para cortar ou restringir contatos com a Índia.

Van Kerkhove disse que mais informações sobre a variante e suas três linhagens serão disponibilizadas na terça-feira.

Publicidade

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que a Fundação OMS está lançando um apelo batizado de 'Juntos pela Índia' para arrecadar fundos para a compra de oxigênio, remédios e equipamento de proteção para profissionais de saúde.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se