Fique protegido com Terra Antivírus. 7 dias grátis. Aproveite!

MP investiga denúncia de "fura fila" para tomar vacina em PE

Na 1ª etapa da vacinação no país, somente profissionais de saúde da linha de frente de combate à covid-19 e idosos podem ser vacinados

19 jan 2021 21h00 - atualizado às 22h04
Compartilhar
comentários

Um dia após o início da distribuição de lotes da vacina contra a Covid-19 aos Estados, um prefeito em Sergipe e pessoas no interior de Pernambuco que também não seriam do grupo prioritário para a imunização foram flagradas recebendo o imunizante, o que motivou uma investigação de promotores.

Na primeira etapa da vacinação no país, somente profissionais de saúde da linha de frente de combate à Covid-19 e idosos têm direito a receber o imunizante.

publicidade
Médico com dose da Covaxin em Ahmedabad, na Índia 26/11/2020 REUTERS/Amit Dave
Foto: Reuters

No entanto, em um vídeo publicado pelo portal G1, o prefeito do município de Itabi (SE), Júnior de Amynthas, (DEM), de 46 anos, foi visto tomando a vacina nesta terça-feira.

Em nota de esclarecimento divulgada no início da noite em uma rede social, a Secretaria de Saúde de Itabi informou que o prefeito foi imunizado "em um ato de demonstração de segurança, legitimidade e eficácia da vacina, para incentivar a população itabaiense a vacinar-se, tendo em vista os receios existentes a esse respeito".

Em Pernambuco, o Ministério Público estadual divulgou um comunicado para informar que investiga uma denúncia, recebida por vídeo, de que um cidadão fora do grupo prioritário do plano nacional de imunização recebeu a dose da vacina. Reportagem da Folha de S.Paulo citou que os vacinados seriam uma secretária municipal de Jupi, no interior de Pernambuco, e o fotógrafo municipal da prefeitura.

O prefeito de Natal (RN), Álvaro Dias (PSDB), chegou a anunciar publicamente nesta terça-feira que seria vacinado contra Covid-19, mesmo sem se enquadrar no grupo prioritário. Após a reação, ele anunciou a desistência.

publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Receba notificações
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
publicidade
Veja também
Mais lidas do Terra
Últimas notícias