URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Após 'compasso de espera' na pandemia, McDonald's acelera abertura de lojas em 2021

Investimento da Arcos Dorados, empresa que administra rede na América Latina, será de até US$ 130 milhões (R$ 690 milhões); região pode receber até 50 novas lojas, sendo 80% no País

22 jan 2021 - 07h10

Depois de paralisar investimentos por causa da pandemia de covid-19, a Arcos Dorados, empresa que administra a rede McDonald's na América Latina e no Caribe, deve voltar a colocar o pé no acelerador neste ano, apesar da nova onda de covid-19. A companhia pretende investir até US$ 130 milhões (o equivalente a R$ 690 milhões) na região, para a abertura de até 50 novos restaurantes, sendo 80% deles no Brasil. Os recursos também contemplam o reforço de segmentos vitais durante o período de fechamento das lojas: o drive-thru, o delivery e o app da rede.

Segundo Paulo Camargo, presidente da Arcos Dorados no Brasil, o trabalho nas vendas fora dos restaurantes que já vinha sendo feito a partir de 2018 ajudou a reduzir o impacto da pandemia para a rede. No ano passado, as operações do McDonald's no Brasil tiveram um faturamento equivalente a 78% do registrado em 2019 - um ano recorde para a companhia. No quarto trimestre, a companhia viu suas vendas no País chegarem perto da marca de 90% da vista no mesmo período do ano anterior.

Publicidade

Dos 1.030 restaurantes que a rede possui hoje no Brasil, 60% são lojas da própria Arcos Dorados. Os 40% restantes estão nas mãos de um grupo de 66 subfranqueados. De acordo com Camargo, esses parceiros devem ser priorizados na abertura de novos pontos de venda, o que praticamente elimina a possibilidade de que novos investidores entrem na operação local. O executivo afirma que a concentração de lojas no Brasil ainda é pequena e que há espaço para unidades em capitais, incluindo São Paulo.

Drive-thru e delivery

Uma das preocupações do McDonald's, especialmente após a pandemia, é fazer crescer o consumo que se dá fora dos salões de seus restaurantes. Isso porque, no momento dos lockdowns, as vendas pelo drive-thru chegaram a ser a principal fonte de receita da companhia. Ao longo de 2020, esse tipo de venda teve alta de 50%, enquanto o delivery disparou 150%, mas a partir de uma base mais baixa. Segundo o executivo da Arcos Dorados, para ampliar o faturamento do drive-thru, a rede já planeja unidades com três vias de atendimento para carros.

Ao longo dos últimos anos, o McDonald's também ampliou sua atuação digital - o app da rede tem hoje 46 milhões de usuários. É uma forma de ganhar força entre o público jovem, de acordo com o presidente da Arcos Dorados, um segmento também perseguido pelo Burger King, principal rival da líder do setor de fast-food no País. "Hoje praticamente metade das nossas vendas tem algum tipo de conexão digital com o cliente. Por isso, o que chamamos de 3Ds (digital, delivery e drive-thru) vão pautar a nossa estratégia nos anos de 2021 e 2022", diz Camargo.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações