Conserto de adutora que leva água às Ilhas mobiliza equipes de alpinismo industrial

Após paradas prolongadas, a água pode apresentar alteração temporária de cor ou gosto, em razão do arraste de micropartículas das tubulações

5 fev 2026 - 22h14

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) concluiu na tarde desta quinta-feira (5) o conserto da adutora de abastecimento de água localizada na travessia Régis Bittencourt, conhecida como ponte do Saco da Alemoa. A tubulação atende parte do bairro Arquipélago.

Foto: Luciano Lanes / PMPA / Porto Alegre 24 horas

Uma equipe de alpinismo industrial foi mobilizada para a execução do serviço, tendo em vista que a adutora é suspensa sob a ponte. Intervenções desse tipo exigem que os técnicos atuem em espaço confinado, por meio de uma estrutura semelhante a uma gaiola - que, somada aos demais equipamentos de proteção, garante a segurança dos trabalhadores.

Publicidade

A manutenção, motivada por um ponto de fuga d'água, levou pouco mais de cinco horas para ser concluída. A expectativa é de que o sistema de abastecimento seja normalizado de forma gradativa ao longo desta noite.

Qualidade da água - Após paradas prolongadas, a água pode apresentar alteração temporária de cor ou gosto, em razão do arraste de micropartículas das tubulações. O fenômeno não oferece risco à saúde. Caso a situação persista, o cliente pode solicitar a lavagem da rede e do ramal domiciliar pelo telefone 156.

Canais de atendimento - Informações podem ser obtidas pelo telefone 156 (opção 2), pelo site do Dmae, pelo e-mail dmae@dmae.prefpoa.com.br ou pelo WhatsApp (51) 3289-9156, destinado aos serviços comerciais.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se