O que estão compartilhando: vídeo que mostraria o momento em que o Irã captura um soldado americano. Nas imagens, uma pessoa cai de paraquedas enquanto outras a aguardam no solo.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O conteúdo foi publicado originalmente por uma conta de notícias da Líbia e mostra o momento em que um soldado com a perna fraturada é amparado por outros. O vídeo foi divulgado inicialmente no dia 2 de abril, um dia antes do caça F-15E da Força Aérea dos EUA ser abatido pelo Irã, e não tem ligação com a derrubada da aeronave ou com o resgate do soldado americano.
Saiba mais: Nenhum dos dois tripulantes do caça F-15 americano abatido pelo Irã foi capturado. O piloto do jato foi resgatado rapidamente e o militar responsável pelos sistemas de armas foi encontrado dois dias depois da derrubada da aeronave. O vídeo analisado aqui não tem relação com o episódio.
Por meio de busca reversa (veja aqui como fazer) o Verifica encontrou uma publicação do vídeo no perfil de um site de notícias independente da Líbia, o Fawasel Media. A postagem é do dia 2 de abril deste ano, ou seja, um dia antes do um caça da Força Aérea dos EUA ser abatido pelo Irã.
A legenda do vídeo informa que o registro mostra o momento em que um membro das forças paraquedistas em Benghazi, a segunda maior cidade da Líbia, executa um salto de paraquedas mesmo com fratura na perna e é recebido pelos colegas.
O mesmo momento, filmado por outro ângulo, foi publicado no perfil pessoal de um homem e mostra o soldado sendo amparado por colegas que festejam sua chegada. Nessa gravação, é possível ver claramente que a perna dele está enfaixada, e ele veste uniforme semelhante ao dos outros militares que o receberam.
A legenda desse segundo vídeo confirma, em árabe, que o homem era do exército líbio: "Uma cena de vontade inabalável: um salto livre apesar de uma perna quebrada. Assim são os homens da nossa nação, os heróis do Exército Árabe Líbio. Louvado seja Deus, um pouso bem-sucedido."
As duas filmagens têm as mesmas características. É possível ver nos dois vídeos que durante a queda um dos soldados corre com um tecido na mão. Veja abaixo.
Não há indícios de que o conteúdo seja artificial. O Verifica enviou o vídeo à plataforma HiveModeration, que detecta conteúdos criados com inteligência artificial. A página informou ser "improvável que este conteúdo contenha material gerado por IA ou deepfakes". A SynthID, do Google, indicou que o vídeo apresentado não foi criado com ferramentas de IA da empresa.
A mesma peça de desinformação circulou em outros países. Um jornal e um portal de checagens do Paquistão publicaram textos sobre o assunto (leia aqui e aqui).
O Estadão Verifica tem checado diferentes boatos relacionados à guerra entre Irã, Israel e Estados Unidos. Veja abaixo as verificações publicadas.
Imagens de militares americanos rendidos no Irã foram feitas com IA
Vídeo de guerra no Afeganistão em 2009 circula como se mostrasse resgate de piloto de caça no Irã
Vídeo mostra corrida de camelos no Egito, não 'terroristas iranianos' em direção a Israel
Postagens compartilham imagem de IA para alegar que Irã usa 'desenhos' como iscas militares