A capital francesa adotou uma medida drástica para proteger a população e os turistas durante a intensa massa de ar quente que castiga o continente europeu. Os cidadãos de Paris estão proibidos de consumir bebidas alcoólicas em espaços públicos a partir do meio-dia desta sexta-feira (26). A decisão busca frear o agravamento dos problemas de saúde que estão superlotando o sistema de atendimento médico local.
O anúncio oficial da restrição ocorreu na quinta-feira e foi conduzido pelo chefe de polícia da capital, Patrice Faure. De acordo com o decreto estabelecido pelas autoridades, o veto ao consumo de álcool ao ar livre funciona em períodos específicos. A proibição vigora do meio-dia de sexta-feira até as 7h de sábado, repetindo-se do meio-dia de sábado até as 7h de domingo.
A determinação, no entanto, abre uma exceção importante para o comércio local. O decreto não se aplica aos espaços públicos que são tradicionalmente ocupados por restaurantes e bares devidamente licenciados. A preocupação principal reside nos excessos cometidos em parques, praças e margens de rios sob o sol forte.
Restrição busca aliviar os hospitais franceses
O chefe de polícia justificou a urgência da medida apontando os riscos biológicos da combinação entre bebidas e o clima extremo. "Como vocês sabem, beber álcool sob sol forte pode ter um efeito devastador", declarou Faure à emissora BFM. A desidratação acelerada pelo álcool agrava os sintomas do estresse térmico no organismo.
Além de limitar o consumo nas ruas, a administração de Paris decidiu fechar o cerco contra o comércio ambulante e de retirada. O decreto proíbe a venda de produtos alcoólicos para viagem a partir das 18h de sexta-feira até as 7h de sábado. A mesma regra vale para o período entre as 18h de sábado e as 7h de domingo.
Os estabelecimentos focados em comércio de bebidas também entram na nova regra sanitária. "Essa proibição também se aplica a estabelecimentos comerciais que vendem exclusivamente essas bebidas", diz o texto divulgado pelo governo. A fiscalização será intensificada em pontos turísticos para garantir o cumprimento da nova lei temporária.
Atendimentos de emergência dobram em Paris
O cenário nos centros médicos da região metropolitana motivou a ação rápida das lideranças políticas e de segurança. As medidas são necessárias diante da sobrecarga de hospitais na capital e arredores em meio ao calor recorde. O corpo de bombeiros registrou um salto expressivo nas ocorrências diárias na região.
Segundo o chefe policial, a corporação viu o número de atendimentos dobrar, alcançando mais de 2.500 operações na quinta-feira. O fluxo contínuo de pacientes gerou um alerta vermelho nas UPAs e hospitais de Paris. O esgotamento das equipes médicas e da estrutura física preocupa os gestores de saúde pública.
"Nós estamos chegando a um ponto de saturação nas instalações hospitalares", disse Faure, acrescentando que "o número de internações continua aumentando". As autoridades temem que a busca por socorro ultrapasse a capacidade de atendimento caso a população não colabore com as novas diretrizes de segurança.
Termômetros passam dos 41 graus na capital
Os dados estatísticos do governo revelam a gravidade da situação climática na região central do país. O Ministério da Saúde francês afirma ter registrado 25 paradas cardíacas em Paris ao longo de 24 horas na quarta-feira, em comparação com menos de 10 normalmente. Nesse dia, os termômetros na capital francesa passaram dos 41ºC.
O impacto no sistema de saúde se espalha por território nacional de forma alarmante. Ainda segundo a pasta, o número de visitas às salas de emergência por motivos relacionados ao calor aumentou quatro vezes em todo o país. Idosos e crianças recebem atenção redobrada dos agentes comunitários.
A atual onda de calor, que atinge grandes partes da Europa desde o fim de semana, tem castigado a população com temperaturas muito acima da média. Ao menos 101 milhões de pessoas no continente foram expostas nesta quinta a temperaturas acima dos 35ºC. As temperaturas devem cair na Europa Ocidental a partir de sexta-feira, mas o Leste Europeu estava em alerta vermelho, com previsão de calor ainda mais intenso ao longo do fim de semana.