Se condenado, Bolsonaro pode perder patentes militares, afirma nova presidente do STM

Maria Elizabeth deixou explícito que cabe apenas ao Ministério Público Militar apresentar acusações formais.

13 mar 2025 - 14h40
(atualizado às 16h18)
Primeira presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministra Maria Elizabeth Rocha
Primeira presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministra Maria Elizabeth Rocha
Foto: José Cruz/Agencia Brasil / Estadão

Durante o evento em que assumiu a posse de presidente do Supremo Tribunal Militar, na quarta-feira, 13, a ministra Maria Elizabeth Rocha afirmou que, se condenado, Jair Bolsonaro (PL) pode perder suas patentes militares.

Bolsonaro é oficialmente capitão pelo Exército e só pode deixar essa patente se acusado e condenado dentro da Justiça Militar.

Publicidade
Jair Bolsonaro participou de evento em São Paulo ao lado do governador Tarcísio de Freitas
Foto: Wilton Júnior/Estadão / Estadão

Para que isso se torne realidade é necessária a apresentação de uma acusação formal por parte do Ministério Público Militar (MPM) contra o ex-presidente. Até o momento, no entanto, não há indícios de que o MPM esteja investigando Bolsonaro.

“O Ministério Público Militar é o responsável por oferecer a ação penal e a denúncia. Se ainda não se pronunciou, seria um prejulgamento da minha parte citar qualquer um deles”, disse Maria.

Em fevereiro, a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou uma denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra Bolsonaro e outros 24 militares, inclusive almirantes.

A PGR indicou que Bolsonaro seria o chefe de um grupo criminoso e golpista que tinha como objetivo mantê-lo no poder e ir contra o Estado Democrático de Direito, além de planejar a morte de Lula, do vice-presidente, Geraldo Alckmin, e do ministro do STF Alexandre de Moraes.

Fonte: Redação Terra
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se