O governo do Rio Grande do Sul informou ontem ter recebido o pedido de demissão da delegada Estella Maris Simon da presidência do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS). Ela assumiu a instituição com a meta de reestruturar o Detran após a Operação Rodin da Polícia Federal, que investigou fraudes no órgão. A presidente do Sindicato dos Servidores do Detran-RS, Maria Goreti Alves da Costa, elogiou o empenho de Estella e criticou o governo gaúcho.
A Operação Rodin foi desencadeada em 6 de novembro de 2007 pela Receita Federal, Polícia Federal e Ministério Público para desarticular uma suposta organização criminosa que desviava recursos do Detran utilizando fundações de apoio universitárias e empresas administradas por laranjas.
Na investigação, constatou-se que a organização atuava no Detran-RS, efetuando contratos para a avaliação teórica e prática na habilitação de condutores de veículos automotores (sem licitação) com fundação de apoio universitária. Os serviços eram prestados com a utilização da estrutura física e de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Na fraude, os responsáveis efetuariam subcontratações ilegais, cujos serviços, quando prestados, eram superfaturados.
Para reestruturar o órgão, os deputados estaduais gaúchos elaboraram uma série de medidas de regulamentação e fiscalização. Na avaliação da presidente do sindicato dos servidores do órgão, em uma carta aberta divulgada, apesar de Estella ter trabalhado de maneira "incansável e transparente", os projetos "encontram-se estagnados em diversos segmentos do primeiro escalão".
O governo gaúcho afirma que Estella deixou o Detran por motivos pessoais. O sindicato nega que este seja o motivo e diz que a saída da presidente do órgão causa estranheza. Estella Simon ainda não se pronunciou.
Na nota divulgada pelo governo do Estado, consta apenas que a governadora Yeda Crusius agradeceu os serviços prestados, lembrando "que Estella Maris assumiu a instituição com a missão de estruturar o novo Detran, um Detran público, tarefa à qual dedicou todo seu empenho".