STF não desmentiu envio de mensagens de Vorcaro a Moraes; vídeo tira de contexto notícia de março

NOTA DO TRIBUNAL DIVULGADA HÁ SEIS MESES SE REFERIA A SUPOSTO CONTATO DO BANQUEIRO COM MINISTRO NO DIA EM QUE FOI PRESO; REPORTAGENS RECENTES MOSTRAM MAIS CONVERSAS

14 set 2026 - 11h06
Resumo
É enganoso o vídeo que afirma que o STF desmentiu o envio de mensagens do banqueiro Daniel Vorcaro ao ministro Alexandre de Moraes. A gravação utiliza fora de contexto um áudio da GloboNews sobre uma nota emitida pelo tribunal em março de 2026, fazendo-a parecer recente. O conteúdo manipulado tenta rebater revelações do Estadão sobre diálogos entre ambos a respeito das apurações sobre o Banco Master, caso sobre o qual o ministro ainda não se pronunciou formalmente.

O que estão compartilhando: que o Supremo Tribunal Federal (STF) teria afirmado que as mensagens de visualização única do banqueiro Daniel Vorcaro não foram enviadas a nenhum dos contatos do ministro Alexandre de Moraes. A informação teria sido obtida a partir da análise de dados telemáticos. A nota do STF é lida pela jornalista Natuza Nery, da GloboNews.

Post engana ao relacionar nota antiga do STF a novas mensagens de Vorcaro e Moraes
Post engana ao relacionar nota antiga do STF a novas mensagens de Vorcaro e Moraes
Foto: Reprodução/Instagram / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. A nota do STF foi divulgada em março deste ano, quando o jornal O Globo revelou que Vorcaro trocou mensagens com Moraes no dia em que foi preso pela primeira vez, em 17 de novembro de 2025. A postagem engana ao sugerir que se trata de um posicionamento recente sobre as mensagens reveladas pelo Estadão, que mostram que Vorcaro e Moraes conversavam sobre detalhes sensíveis das investigações do Banco Master.

Publicidade

O autor do vídeo foi procurado, mas não respondeu.

Saiba mais: no vídeo, um homem grava a si mesmo reagindo a um áudio da jornalista Natuza Nery. Ela diz o seguinte:

"A gente acaba de receber uma nota do ministro Alexandre de Moraes. Vou ler essa nota aqui. Estou abrindo a íntegra da nota e ela diz o seguinte: 'A Secretaria de Comunicação do Supremo Tribunal Federal, por solicitação do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, informa: A análise técnica realizada nos dados telemáticos de Daniel Vorcaro, tornados públicos pela CPMI do INSS, constatou que as mensagens de visualização única enviadas por ele no dia 17 de novembro de 2025, não conferem com os contatos do ministro Alexandre de Moraes nos arquivos apreendidos. No conteúdo extraído do celular do executivo pelos investigadores, os prints dessas mensagens enviadas por Vorcaro estão vinculados a pastas de outras pessoas de sua lista de contato e não constam como direcionadas ao ministro Alexandre de Moraes'".

O vídeo é ilustrado com uma imagem gerada com inteligência artificial (IA) da jornalista, segurando um papel escrito "Nota de Moraes". Em seguida, o vídeo exibe uma imagem de Moraes, também criada por IA, segurando um celular. Sobreposto, há o texto: "Esse telefone não é meu! Ponto!".

Publicidade

Mas a nota do STF foi divulgada em 6 de março deste ano. O áudio usado agora fora de contexto foi extraído do vídeo abaixo.

Sem indicar a data da nota, a postagem engana ao relacioná-la com as recentes revelações sobre a relação de Moraes e Vorcaro. O Estadão revelou que, em diálogos extraídos pela Polícia Federal (PF) do celular de Vorcaro, o banqueiro pedia orientações ao ministro sobre as investigações do Banco Master.

Comentários da postagem reforçam o entendimento de que a nota do STF é recente. "Eu sabia que não tinha nada a ver com o Ministro Alexandre de Moraes", escreveu um usuário. "Pedido de desculpas é pouco tem que pagar indenização alta por danos morais", acrescentou. "Fabricam provas pra condenar quem eles desejam destruir", disse outro.

Moraes ainda não se pronunciou sobre as mensagens. Ele havia marcado um pronunciamento no dia 10, no plenário da Primeira Turma do STF. Mas o magistrado cancelou poucos minutos depois.

Como lidar com postagens do tipo: reciclar informações antigas para usá-las em novos contextos é uma tática comum de desinformação. Fazer uma busca em fontes confiáveis é uma forma de lidar com esse tipo de postagem. Aqui, pesquisamos por informações fornecidas pelo próprio áudio da publicação. Dessa forma, foi possível constatar que o conteúdo é antigo, e não recente.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações