SP: cartunista retrata candidatos nus, usando apenas meias

6 set 2012 - 13h38
(atualizado às 14h00)

Natalia Julio

Completamente nus - exceto pelas meias nos pés. É desta maneira que o cartunista Leo Bastos decidiu retratar, com uma dose de crítica, os candidatos a prefeito de São Paulo. Celso Russomanno (PRB), Fernando Haddad (PT), José Serra (PSDB), Soninha Francine (PPS), Gabriel Chalita (PMDB), Paulinho da Força (PDT) e Levy Fidelix (PRTB) aparecem em poses diferentes, apenas de meia e algum objeto que os caracterize, no projeto chamado "NudeMeia".

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Veja os salários dos prefeitos e vereadores das capitais

"A nudez é uma entrega. você se mostra honesto nu, não tem nada a esconder. E quando põe essa imagem com uma peça de roupa que não poderia estar lá fica uma hipocrisia, uma falsidade. Que estão escondendo nessa meia peluda?", afirmou o cartunista e artista plástico, em entrevista ao Terra. A ideia do "nu de meia" é antiga; no começo, Leo retratava apenas pessoas famosas. "Não vejo muito cartunista independente falando sobre política, tirando as charges de jornal", disse ele, que sentiu a necessidade de falar sobre o assunto e viu nas eleições a chance de usar o projeto para mostrar sua posição crítica.

Cada candidato aparece com algum objeto que, na opinião do cartunista, o define. "A Soninha só vai de bicicleta, nada mais justo do que ter uma roda. O Haddad eu fiz em contraste com o Serra, ele novo e galã e o Serra meio acabado, ambos com flores, mas o do Haddad com uma flor grandona, e do Serra pequena. Não acho que tenha tanta distinção entre eles, por isso coloquei flores nos dois", explicou Leo. Já Russomanno aparece com uma bandeira, por seu "bairrismo". Alguns candidatos, como Carlos Gianazzi (Psol), por exemplo, ficaram de fora. Leo explica que precisou selecionar para "seduzir", mas não descarta retratá-los no futuro.

Além de disponíveis para download em um dos em um dos blogs de Leo que leva o nome do projeto, as charges também são distribuídas em pontos estratégicos da cidade, como estações de metrô e na Avenida Paulista. Leo pagou do próprio bolso as primeiras mil impressões, e agora espera conseguir um financiamento. É ele próprio, com a ajuda de alguns amigos, que espalha os panfletos. E é desta maneira pouco pretensiosa que o artista encara seu próprio trabalho. "Estou bastante seguro que o "NudeMeia" não é uma picanha, o que já limita muito o seu uso e toda e qualquer ansiedade a esse respeito", analisa Leo, na definição do projeto no blog.

Por enquanto, o cartunista está desiludido com a política na capital e acha que votará nulo por ter pouca esperança nos candidatos que se encontram na disputa. Mas até o dia do pleito isso pode mudar. "Vai que algum deles faz uma proposta que me interesse, ou coloque o "NudeMeia" no programa eleitoral...", brincou o artista.

"A nudez é uma entrega. E quando põe essa imagem com uma peça de roupa que não poderia estar lá fica uma hipocrisia, uma falsidade", explicou Leo Bastos
"A nudez é uma entrega. E quando põe essa imagem com uma peça de roupa que não poderia estar lá fica uma hipocrisia, uma falsidade", explicou Leo Bastos
Foto: Reprodução
Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se