URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Promotoria denuncia ex-governador Beto Richa por corrupção

25 set 2018 - 19h21
Ex-governador do Paraná Beto Richa posa para foto em Curitiba
Ex-governador do Paraná Beto Richa posa para foto em Curitiba
Foto: Rodolfo Buhrer / Reuters

O Ministério Público do Paraná denunciou hoje (25) criminalmente o ex-governador Beto Richa e outras 12 pessoas investigadas na Operação Rádio Patrulha pelos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e fraude a licitação.

Richa, que é candidato a uma vaga no Senado pelo seu estado, foi preso durante a operação e depois libertado pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal.

Publicidade

Segunda a denúncia apresentada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), os acusados fraudaram licitação para a implantação de "patrulhas mecanizadas" em todo o estado com o intuito de beneficiar três empresas.

Segundo o MP, os empresários apresentaram ao então governador proposta para que suas empresas adquirissem o maquinário e o alugassem ao estado, repassando a Richa e seu grupo uma porcentagem do ganho com os aluguéis.

De acordo com o apurado pelo MPPR, o total dos pagamentos efetuados pelo estado do Paraná às empresas conluiadas foi de R$ 101.905.930,58. A porcentagem prometida como propina pelos empresários foi de 8% sobre o total bruto, o que ultrapassaria R$ 8 milhões.

Recursos

Na semana passada, o Ministério Público do Paraná apresentou ao Supremo Tribunal Federal três medidas judiciais contra a decisão do ministro Gilmar Mendes que libertou os investigados presos na Operação Rádio Patrulha, deflagrada no dia 11 de setembro pelo Gaeco.

Publicidade

Foi interposto agravo regimental contra a decisão proferida, encaminhado ao próprio ministro, e exceção de suspeição e mandado de segurança, ambos apresentados ao ministro Dias Toffoli, presidente do STF.

Beto Richa chora em evento com aliados em Curitiba
Video Player
Agência Brasil
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações