URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Professores da PF participam de curso para treinar policiais no combate ao racismo

Ao todo, 45 profissionais foram selecionados pela Polícia Federal para realizar o treinamento; objetivo é criar multiplicadores do combate ao racismo, preconceito e discriminação na instituição

6 mai 2024 - 17h51
(atualizado às 18h01)

Quarenta e cinco profissionais que atuam na Academia Nacional da Polícia Federal (PF) vão participar de um curso de formação para "Polícia Antirracista". O treinamento começou nesta segunda-feira, 6, e vai até dia 10. O objetivo é "capacitar policiais federais para atuarem como multiplicadores na temática do combate ao racismo, preconceito e discriminação na instituição", segundo o governo.

O curso ocorre de maneira presencial na Academia Nacional de Polícia de Brasília. Com duração de 40 horas, os participantes realizaram a inscrição de maneira voluntária. Segundo a PF, as aulas serão ministradas por professores de universidades federais e servidores da segurança pública (Polícia Federal, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros). Nomes do corpo docente não foram divulgados.

Publicidade

Outros cursos sobre o tema

No último dia da Consciência Negra, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) realizou o curso "Formação de Multiplicadores - Polícia Antirracista". A edição contou com 37 alunos, das Polícias Civil e Militar de todo o Brasil.

Inserido no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2), o curso tinha como prioridade combater o racismo estrutural. Para isso, o planejamento das aulas abordava a naturalização do racismo na cultura nacional, a violência e a discriminação racial.

De acordo com a organização, um dos objetivos é ensinar aos agentes da lei a atuação e como "enfrentar o fenômeno da criminalidade e violência em contextos de vulnerabilidade social com destaque para os grupos étnico-raciais".

O tenente Alex Acioli, chefe de Articulação de Polícia Comunitária em Alagoas, foi um dos participantes da edição. Em entrevista ao governo do Estado, o profissional afirmou que o curso teve como alvo sensibilizar os profissionais para atuarem com foco em "técnicas operacionais pautadas no respeito aos direitos humanos".

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações