Posse de Dilma começa com desfile às 14h45; veja roteiro

Após solenidade, artistas populares contratados pelo PT se apresentam para público que for à Esplanada e à Praça dos Três Poderes

1 jan 2015 - 11h15
(atualizado às 11h22)
Presidente Dilma Rousseff acena durante entrevista coletiva após a divulgação do resultado da eleição presidencial, em Brasília.  26/10/ 2014.
Presidente Dilma Rousseff acena durante entrevista coletiva após a divulgação do resultado da eleição presidencial, em Brasília. 26/10/ 2014.
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

O roteiro da posse da presidenta Dilma Rousseff começa com um desfile em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios. Às 14h45, a presidente reeleita vai embarcar no Rolls-Royce presidencial e seguir em carro aberto da Catedral Metropolitana de Brasília à entrada do Congresso Nacional. Em 2010, Dilma fez o percurso ao lado de sua filha, Paula Rousseff.

O vice-presidente da República reeleito, Michel Temer, também participará do cortejo, em um segundo carro aberto. Os veículos serão escoltados por motociclistas e pela cavalaria do Batalhão da Guarda Presidencial. A pista estará protegida por grades, e a população poderá saudar a presidente por todo o trajeto até a rampa do Parlamento.

Publicidade

Na chegada ao Congresso, prevista para as 15h, Dilma e Temer serão recebidos pelos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), antes de subir a rampa. Na entrada do Salão Negro, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, e lideranças do Congresso se juntarão ao grupo e seguirão para o plenário da Câmara.

A sessão solene será aberta pelo presidente do Congresso, Renan Calheiros, e a presidenta e o vice prestarão o compromisso constitucional perante o Congresso e assinarão o Termo de Posse. Em seguida, o Hino Nacional será executado e Dilma fará um discurso. A estimativa é que o rito dentro do Congresso dure cerca de uma hora.

Na saída do Parlamento, Dilma receberá honras militares com uma salva de 21 tiros de canhão e passará a tropa em revista antes de seguir para o Palácio do Planalto, novamente em carro aberto. A presidenta entrará na sede do Executivo pela rampa principal e seguirá para o parlatório, onde falará ao povo por volta de 16h30. O público poderá acompanhar o discurso da Praça dos Três Poderes.

Após o discurso, Dilma volta ao interior do palácio. No Salão Leste, a presidenta e o vice receberão cumprimentos de chefes de Estado e de Governo que virão a Brasília para a posse. No Salão Nobre, a presidenta dará posse aos 39 ministros de sua equipe, e, em seguida, no Salão Oeste do prédio, posará para fotos oficiais.

Publicidade

No fim das solenidades no Palácio do Planalto, Dilma e Temer descerão a rampa e irão para o Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, para uma recepção com convidados, que está marcada para as 18h30.

Para o público que for à Esplanada e à Praça dos Três Poderes, a festa vai continuar com shows de artistas populares contratados pelo PT, partido da presidenta, que está organizando caravanas para atrair militantes para a posse.

O esquema de segurança para a posse terá 4 mil agentes das Forças Armadas, das polícias Federal, Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Trânsito do Distrito Federal. Além de controles de acesso à Esplanada, o esquema inclui observadores no alto dos prédios dos ministérios e controle do espaço aéreo.

Cerca de 30 chefes e vice-chefes de Estado e de Governo participarão da posse de Dilma, entre eles, os presidentes do Uruguai, José Mujica, da Venezuela, Nicolás Maduro, a do Chile, Michele Bachelet, e os vice-presidentes da Argentina, Amado Boudou, e dos Estados Unidos, Joe Biden.

Publicidade
Foto: Arte Terra

Agência Brasil
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se