Novo ministro do STF deve ser escolhido este mês, diz ministro

Segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o processo de escolha está em fase final

17 mai 2013 - 16h54
(atualizado às 16h54)

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou nesta sexta-feira que o processo de escolha do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) está em fase final. De acordo com ele, o nome indicado pela presidente Dilma Rousseff deverá ser conhecido ainda este mês. Essa é a primeira vez que o Executivo dá uma informação concreta sobre o processo seletivo.

O novo ministro preencherá a vaga deixada por Carlos Ayres Britto, que se aposentou compulsoriamente em novembro do ano passado ao completar 70 anos. Desde então, houve muita especulação sobre possíveis nomes.

Publicidade

Mesmo anunciando que o processo está em fase final, Cardozo preferiu não dizer se ainda há candidatos a serem entrevistados. A escolha do novo ministro pode influenciar diretamente o julgamento do processo do mensalão, já que, dependendo da data da escolha, ele poderá participar do julgamento dos recursos.

Geralmente, o prazo entre a indicação e a posse é de cerca de um mês. Após ser indicado por Dilma, o nome do ministro ainda precisa ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e pelo plenário da Casa. Com a confirmação, começam os preparativos de cerimonial no STF.

Agência Brasil
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se