O candidato a vice-governador de SP Márcio França (PSB) gerou atritos ao sugerir que eleitores homens votem em um candidato masculino ou anulem o voto para o Senado, reservando o voto duplo apenas para mulheres. A declaração causou reação imediata das candidatas de sua chapa, Marina Silva e Simone Tebet, que defenderam o voto conjunto de homens e mulheres nelas. O episódio ocorreu em meio a um empate técnico quádruplo na disputa ao Senado paulista, segundo pesquisa recente do Datafolha.
O candidato a vice-governador de São Paulo na chapa de Fernando Haddad (PT), Márcio França (PSB), provocou uma reação imediata de suas próprias companheiras de chapa ao comentar a disputa pelas duas vagas ao Senado pelo Estado. Durante um ato político na quinta-feira, 1º, França afirmou que eleitoras poderiam votar nas duas candidatas de sua coligação, Marina Silva (Rede) e Simone Tebet (PSB), enquanto os homens poderiam escolher um candidato masculino, votar em uma mulher ou até anular uma das escolhas.
A declaração ocorreu enquanto França comentava a pesquisa Datafolha do mesmo dia, que aponta um cenário de empate técnico entre quatro candidatos ao Senado. Marina e Simone, que integram a chapa de Haddad, aparecem respectivamente com 16% e 15% no levantamento. André do Prado (PL) também tem 15% e Guilherme Derrite (PP) marcou 14%. Os dois são ligados à chapa do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL). A margem de erro é de dois pontos porcentuais. São 12% de indecisos e outros 12% que responderam que votarão em branco, nulo ou em ninguém.
"Quem for mulher vota nas duas, quem for homem pode escolher um homem e vota numa delas. Ou anula o voto, faz o que quiser", afirmou França.
Marina Silva e Simone Tebet estavam no mesmo palco e responderam à fala do ex-ministro. A candidata da Rede rejeitou a ideia de que eleitores homens deveriam optar por apenas uma delas. "Quem é mulher vota nas duas e quem é homem, vota nas duas", defendeu.
Tebet também destacou a atuação conjunta com Marina na disputa pelas vagas ao Senado. "Aqui é Simone Silva e Marina Tebet, é tudo junto e misturado", disse. Na sequência, afirmou que as duas representam uma candidatura conjunta e criticou os dois adversários homens na disputa.
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que disputa a reeleição, também participou do ato e abriu sua fala com uma manifestação de apoio às duas candidatas. "A luta de duas mulheres é a luta da humanidade", declarou.