O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar nesta quinta-feira, 6, o presidente americano Donald Trump pelas investidas na Faixa de Gaza. O petista repudiou as declarações do republicano sobre os Estados Unidos assumirem o controle da região e afirmou que "Trump não foi eleito para mandar no mundo".
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“Os EUA são um país poderoso, mas não é dono do mundo [...] Não é possível dizer que vai ocupar a Faixa de Gaza, jogar os palestinos para qualquer lugar [...] O que precisa fazer na Palestina é criar um Estado Palestino e dar defesa para aquele povo que é tratado como lixo”, disse Lula em entrevistas a rádios baianas.
Ao lado do premier israelense, Benjamin Netanyahu, na última terça-feira, 4, Trump defendeu que os quase 2 milhões de palestinos que vivem na Faixa de Gaza sejam realocados, de forma permanente, em outros países, avançando em um plano apresentado pelo republicano na semana passada.
O americano afirmou que vislumbra a suposta tomada do território pelos EUA como uma ocupação a "longo prazo". Trump sugeriu que seu país poderia "assumir" a Faixa de Gaza e reerguer o território palestino até ele se tornar a "Riviera do Oriente Médio", ideia esta atribuída ao genro dele, Jared Kushner.
Gaza sofreu destruição em larga escala durante ofensiva israelense --que, por sua vez, foi uma resposta aos ataques do grupo palestino Hamas ao sul de Israel em 7 de outubro de 2023.
Recado para Musk
Mesmo sem mencionar o nome do bilionário Elon Musk, que é um notório apoiador de Trump e ocupa um cargo no alto escalão do governo americano, Lula também afirmou que é um erro permitir que um empresário seja dono da comunicação do mundo.
"O que não pode é a gente achar que um empresário pode ser dono da comunicação do mundo e pode ficar falando mal de todo mundo a toda hora. Se metendo nas eleições de cada país", afirmou.