Lula defende que parlamentares que fizeram motim no Congresso sejam cassados

Presidente da República acusa deputados e senadores que ocuparam as Mesas Diretoras do Congresso de "traidores da pátria"

8 ago 2025 - 16h37
(atualizado às 17h41)
Resumo
Lula defendeu a cassação do mandato de parlamentares que ocuparam as Mesas Diretoras do Congresso, criticou "traidores da pátria" e pediu a Petecão que não apoiasse o impeachment de Alexandre de Moraes.
Lula chama de ‘traidores’ parlamentares que ocuparam o Congresso e diz que Moraes está ‘garantindo a democracia’
Video Player

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou durante evento de anúncio de investimentos no Acre que os parlamentares que ocuparam as Mesas Diretoras da Câmara e do Senado deveriam perder seus mandatos.

Ele direcionou sua fala ao senador Sérgio Petecão (PSD‑AC), pedindo que o congressista não apoie um possível impeachment do ministro Alexandre de Moraes, ressaltando que o magistrado "está garantindo a democracia".

Publicidade

“E você, Petecão, por favor, não assine o pedido de impeachment do Alexandre de Moraes porque ele está garantindo a democracia. Quem deveria ter o impeachment são esses deputados e senadores que ficam tentando fazer greve para não permitir que funcione a Câmara e o Senado, verdadeiros traidores da pátria.”

Lula critica obstrução no Congresso e afirma que 'quem deveria ter o impeachment são esses deputados e senadores’.
Lula critica obstrução no Congresso e afirma que 'quem deveria ter o impeachment são esses deputados e senadores’.
Foto: Foto: Ricardo Stuckert / PR

A ocupação das Mesas Diretoras ocorreu após a determinação de prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, pelo ministro Alexandre de Moraes. Parlamentares aliados ao PL reagiram ao protesto ocupando os espaços com correntes e adesivos, interrompendo a reabertura dos trabalhos legislativos Wikipédia.

Lula chora ao falar sobre mortes de crianças em Gaza: ‘Morreram indo na fila buscar alimento’
Video Player

As críticas do presidente ressaltam que a ação não foi apenas institucionalmente irregular, mas também perigosa para o funcionamento democrático do país.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações