Haddad critica privatização da Sabesp, mas diz que 'PT respeita contratos'

Pré-candidato ao governo de São Paulo, ministro diz que desrespeito a contratos traz mais prejuízo do que ganhos

20 mar 2026 - 12h34

Pré-candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT) disse que os governos petistas "respeitam contratos" ao ser questionado sobre a possibilidade de rever a privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp) e outras iniciativas da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), como as concessões de linhas de metrô, caso seja eleito governador em outubro.

"Os governos do PT respeitam contratos. Nos quatro governos do PT que começaram e terminaram o mandato, sempre respeitamos contrato porque entendemos que o desrespeito ao contrato acaba trazendo muito mais prejuízo do que ganhos para uma economia séria e respeitada como a do Brasil", disse o ex-ministro da Fazenda.

Publicidade

Segundo Haddad, as gestões petistas procuram consertar os erros de antecessores levando em consideração que determinada decisão produziu efeitos jurídicos que precisam ser respeitados. "Obviamente que a gente se debruça sobre os contratos na forma da lei para verificar."

O pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad
O pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad
Foto: Taba Benedicto/ Estadão / Estadão

O ex-ministro da Fazenda disse que, se fosse governador de São Paulo, não teria privatizado a Sabesp. Em outro momento, quando foi perguntado sobre a reestatização da BR Distribuidora, Haddad falou que reestatização é sempre uma "operação complexa" e "tem que ver se compensa".

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se