Ex-presidentes da CDH preparam ações contra declarações de Feliciano

Deputado afirmou que a comissão era dominada por Satanás

2 abr 2013 - 14h48
(atualizado às 15h13)
<p>Protestos contra Marco Feliciano na presidência da comissão continuam </p>
Protestos contra Marco Feliciano na presidência da comissão continuam
Foto: Alexandra Martins / Agência Câmara

Um grupo de ex-presidentes da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara dos Deputados se reúne na tarde desta terça-feira para propor ações contra o atual presidente do colegiado, Pastor Marco Feliciano (PSC-SP). Os parlamentares repudiam a declaração feita pelo colega durante um culto em Minas Gerais, na última sexta-feira. Feliciano justificou as manifestações contrárias à permanência dele na CDH.

“Eu queria só explicar o porquê de toda essa manifestação. Essa manifestação toda se dá porque pela primeira vez na história deste Brasil um pastor cheio de Espírito Santo conquistou espaço que até ontem era dominado por Satanás", afirmou o pastor. Na segunda-feira, Feliciano afirmou, em sua conta no Twitter, que usou a palavra “Satanás” para se referir a um “adversário”, tradução hebraica do termo.

Publicidade

A deputada Iriny Lopes (PT-ES), uma das ex-presidentes do colegiado, foi a primeira a se manifestar e já protocolou uma representação por quebra de decoro parlamentar contra Feliciano. A expectativa é que novas representações sejam apresentadas após a reunião.

A fala de Feliciano desagradou até mesmo membros do partido do pastor. A vice-presidente do colegiado, Antônia Lúcia (PSC-AC), havia ameaçado renunciar ao cargo por se sentir ofendida com as declarações do colega. Ontem, ela pediu desculpas em nome do pastor a todos os parlamentares que fizeram parte do colegiado. A deputada é membro da comissão há três anos.

Reunião com líderes

A reunião de líderes que estava marcada para hoje e que decidiria o futuro de Feliciano à frente da CDH foi adiada para a próxima semana. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PDMB-RN), precisou fazer uma cirurgia e ficará afastado das atividades parlamentares até a semana que vem. 

Publicidade
Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se