Dilma venceria 1º turno com 43,7% dos votos, diz pesquisa

18 fev 2014 - 13h11
(atualizado às 13h21)

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira aponta que a presidente Dilma Rousseff venceria o primeiro turno das eleições de outubro com 43,7% dos votos se o pleito fosse realizado hoje.

Segundo a pesquisa, elaborada pelo instituto MDA para a Confederação Nacional do Transporte (CNT), com esta porcentagem, Dilma venceria Aécio Neves (PSDB), que receberia 17%, e Eduardo Campos (PSB), que teria 9,9% da preferência.

Publicidade

Já em um cenário com Marina Silva (PSB) no lugar de Eduardo Campos, Dilma venceria com 40,7%, seguida por Marina (20,6%) e Aécio Neves (15,1%).

O panorama traçado pela pesquisa divulgada hoje é muito similar ao de outra que o MDA revelou em novembro do ano passado, que atribuía a Dilma o apoio de 43,5% do eleitorado, contra 19,3% de Aécio.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse mais de uma vez, e inclusive na presença de Dilma, que o principal objetivo do PT é a reeleição da presidente no pleito do dia 5 de outubro.

Na pesquisa também foi avaliada a percepção que os eleitores têm do governo, cuja taxa de aprovação caiu para 36,4% - em novembro, era de 39%. Para 37,7% das pessoas consultadas, o governo é regular, e 24,8% o avaliaram como ruim.

Publicidade

Como contrapartida, a taxa de aprovação pessoal de Dilma se manteve em elevados 55%, contra 41% de desaprovação.

Segundo o instituto MDA, a pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 14 de fevereiro, tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais e, para sua elaboração, foram consultados 2.000 eleitores de 137 municípios.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se