Com ressalvas, MPF reconhece acordos de leniência da CGU

A leniência por parte da CGU tem gerado discussão entre os órgãos

1 mar 2015 - 21h16
<p>O MPF do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirma que o governo federal deveria estar preocupado com as dimensões econômicas e sociais mostradas na Operação Lava Jato</p>
O MPF do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirma que o governo federal deveria estar preocupado com as dimensões econômicas e sociais mostradas na Operação Lava Jato
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

O Ministério Público Federal (MPF) disse na noite de domingo (1) que reconhece a competência e legitimidade da Controladoria-Geral União (CGU) para fazer acordos de leniência e, pretende caminhar, em harmonia, com os demais órgãos e poderes da União.

Por outro lado, o MPF afirma que o governo federal deveria estar mais preocupado com as dimensões econômicas e sociais praticadas que foram descobertas pela Operação Lava Jato da Polícia Federal, no lugar de preocupar-se com a reabilitação das empresas envolvidas no escândalo de corrupção da Petrobras.

Publicidade

“Embora legítima a preocupação do governo com consequências econômicas e sociais, a maior preocupação deve ser com as consequências econômicas e sociais da corrupção praticada e em desenvolvimento - lembrando que houve práticas corruptas recém descobertas (sic) que ocorreram até dezembro de 2014”, informa o MPF por meio de nota à imprensa.

Sobre os acordos, o MPF afirma que dependendo do formato do acordo, ele pode ser prejudicial ao interesse público. Lembra que é necessário três requisitos para serem fechados: reconhecer a culpa, ressarcimento do prejuízo (ainda que parcial) e indicação de fatos e provas novas.

A leniência por parte da CGU tem gerado discussão entre os órgãos, em parte pelo advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, defender a proposta.

O MPF explica que, um acordo de leniência fechado entre a CGU e as empresas envolvidas na Lava Jato – que daria condições para as empreiteiras continuarem trabalhando em obras do governo -, pode não ser necessariamente novidade. Pois, os acordos entre as empresas e o MPF são realizados em sigilo e estaria reprisando provas e depoimentos que já foram apresentados no processo, sem avanço para as investigações. 

Publicidade
Paulo Roberto Costa recebeu propina mesmo após ter saído da Petrobras
Video Player

“O MPF não se opõe a um acordo de leniência que cumpra os requisitos legais. Contudo, diante das circunstâncias do caso, parece inviável que a CGU analise se os requisitos estão sendo atendidos”, afirma trecho da nota do Ministério Público Federal.

O órgão da Procuradoira-Geral da República ainda aproveita a nota para explicar que, dos 13 acordos realizados até o momento na Lava Jato, 11 foram feitos com pessoas em liberdade e 2 com pessoas ainda na prisão, deixando de lado a hipótese de que as prisões são feitas para forçar os acordos.

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações