Campinas: 4 candidatos a vice são impugnados e um desiste

17 jul 2012 - 20h03
(atualizado às 20h07)
Rose Mary de Souza
Direto de Campinas

O candidato do PRTB a vice-prefeito, Alessandro Henrique de Oliveira, desistiu nesta terça-feira de integrar a chapa do partido na disputa pela Prefeitura de Campinas (SP). A desistência acontece após o Ministério Público impugnar a candidatura de quatro postulantes a vice no município.

O PRTB ainda não escolheu um substituto para acompanhar o candidato majoritário, José Ferreira Campos Filho, no pleito de 7 de outubro. O partido informou que o novo nome será anunciado ainda esta semana. O motivo para Oliveira deixar a chapa foi uma proposta de trabalho para atuar como advogado.

Publicidade

Depois de oficializar a renúncia em ata, o PRTB irá apresentar um requerimento ao juiz eleitoral da 33ª Zona Eleitoral antes de anunciar o substituto.

Vices impugnados

Das sete chapas inscritas para as eleições em Campinas, quatro tiveram os candidatos a vice impugnados pelo Ministério Público. Em duas delas o impedimento foi baseado na Lei da Ficha Limpa e recaem sobre Dario Saadi (PMDB), que está com o atual prefeito Pedro Serafim (PDT), e Paulão da Unicamp (PSDB), que concorre ao lado de Jonas Donizette (PSB).

De acordo com o MP, Saadi teria autorizado reajuste acima do limite aos salários dos vereadores quando era presidente da Câmara de Vereadores. No caso de Paulão, informa o MP, ele teria aplicado irregularmente no mercado financeiro recursos da Funcamp (Fundação de Desenvolvimento da Unicamp). Os dois entraram com recursos na Justiça Eleitoral.

Publicidade

Os outros dois vices são do PV e do PSOL, que lançaram chapas puras, e estão barrados por falta de documentação. O companheiro de chapa de Rogério Menezes, Gustavo Merlo (PV), não teria justificado sua ausência nas eleições de 2006. Segundo o PV, Merlo já regularizou a situação e entrou com recurso. A professora Fernanda Lisboa, vice de Arlei Medeiros (Psol), não entregou atestado de desligamento do serviço público. O Psol justificou que a documentação da professora não foi entregue ainda devido à morosidade burocrática.

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações