Plenário da Câmara aprova plebiscitos sobre divisão do Pará

5 mai 2011 - 11h53
(atualizado às 12h28)

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira a convocação de dois plebiscitos para decidir sobre a criação dos Estados de Tapajós e Carajás, como desmembramentos do Pará. Conforme a proposta, Tapajós teria 27 municípios e ficaria localizado no oeste do Pará, ocupando 58% de sua área atual. Carajás teria 39 municípios, no sul e sudeste do Pará, com área equivalente a 25% do território atual do Estado. As informações são da Agência Câmara.

O texto sobre Tapajós, que volta para o Senado, foi aprovado na forma de substitutivo da Comissão de Amazônia e de Desenvolvimento Regional ao Projeto de Decreto Legislativo 731/00, do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR). A proposta sobre Carajás também volta ao Senado e prevê que a consulta pública deverá ser realizada no prazo de seis meses após a publicação do decreto.

Publicidade

Movimentos

Um movimento pela criação de Tapajós foi fundado em 2004 para lutar pelo plebiscito. Apoiadores iniciaram uma campanha que resultou na eleição de 10 deputados estaduais e um federal em 2006 que defendem a causa. Quem defende a separação da região entende que falta presença do poder público em áreas isoladas, travando o desenvolvimento econômico regional. Segundo o movimento, a prefeitura e a Câmara Municipal de Santarém defendem a criação do Estado.

Os mesmos argumentos da ausência do Estado e grandes vazios demográficos e as lutas por indendência e sustentabilidade movem os apoiadores da criação de Carajás. Segundo o movimento, o Estado teria uma população de 1,3 milhão de habitantes, com densidade demográfica de 4,66 habitantes por km².

Fonte: Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações