França: Niemeyer era arquiteto do sonho tornado realidade

6 dez 2012 - 09h23
(atualizado às 11h15)

O primeiro-ministro francês, Jean-Marc Ayrault, divulgou uma nota em que homenageia Oscar Niemeyer, classificando-o como "arquiteto do sonho tornado realidade". Nesta quinta-feira, Ayrault enviou "suas mais profundas condolências" a todos os brasileiros, à presidente Dilma Rousseff e a todos os apaixonados pela arquitetura.

Veja fotos das principais obras de Oscar Niemeyer

Conheça a trajetória do arquiteto

"Membro do Partido Comunista, Oscar Niemeyer não renegou nunca seus ideais, que o levaram ao exílio na França, onde suas obras atestam seu compromisso", lembrou Ayrault. "Nosso país deve a ele cerca de 20 edifícios, desde a sede do Partido Comunista", em Paris, "até a Casa da Cultura de Le Havre", acrescentou. "Nos resta hoje a universalidade de sua mensagem, de Brasília a Nova York, de Belo Horizonte a Paris."Já a ministra da Cultura Aurélie Filippetti saudou a memória de Oscar Niemeyer: "um dos grandes construtores de nosso tempo".

"Curvas livres e sensuais, maleabilidade e poesia do cimento armado, rejeição do funcionalismo e do racionalismo. Seu selo está gravado na paisagem institucional de grandes capitais e particularmente na França, onde ele escolheu viver nos anos 1970", declarou Filippetti em um comunicado.

O dirigente do Partido Comunista francês Pierre Laurent também se uniu à homenagem a Niemeyer, classificando-o de "homem extraordinário". Em declarações à emissora Radio Classique, Laurent anunciou que o PCF renderá ao arquiteto de sua sede uma homenagem particular no edifício, no qual serão organizados "dias de portas abertas para permitir aos franceses visitar esta obra".

Morre Oscar Niemeyer

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 do dia 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de infecção respiratória. Ele estava internado na instituição de saúde desde o dia 6 de novembro, onde alternou quadros de melhoria e de piora na saúde.

Considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna mundial, Niemeyer foi responsável pelas principais obras da construção de Brasília, inaugurada em 1960. Carioca, nasceu em 15 de dezembro de 1907 no bairro de Laranjeiras, no Rio.

Situado na Praça dos Três Poderes, em Brasília, o prédio do Congresso Nacional é um dos mais icônicos da obra de Niemeyer
Situado na Praça dos Três Poderes, em Brasília, o prédio do Congresso Nacional é um dos mais icônicos da obra de Niemeyer
Foto: Lindomar Cruz / Agência Brasil
Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se