MPF pede regulamentação de envio de SMS para polícia e bombeiros

5 mai 2010 - 17h39
(atualizado às 17h49)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deverá regulamentar dentro de dois meses o uso e serviços de mensagens de celular (SMS) para a comunicação de situações de emergência à polícia, pelo número 190, e ao Corpo de Bombeiros, pelo 193. O pedido de liminar foi feito por meio de uma ação civil pública do Ministério Público Federal em São Paulo.

Segundo o MPF-SP, a Polícia Militar de São Paulo e o Corpo de Bombeiros do Estado já têm um sistema chamado Contact Center, pronto para entrar em operação, mas, desde abril de 2008, pedem que a Anatel regulamente o serviço nas operadoras de telefonia celular. A regulamentação da Anatel valerá para todo o país, mas a implementação depende de cada Estado.

Publicidade

A procuradora da República Adriana da Silva Fernandes, autora da ação, destaca que o envio de mensagens vai beneficiar não apenas as pessoas surdas ou com deficiência auditiva, mas toda a sociedade brasileira, que, em uma situação de emergência, às vezes, tem apenas a opção de enviar uma mensagem de socorro via celular.

A Anatel ainda não se manifestou sobre o assunto, mas, segundo o MPF-SP, a agência já confirmou que não existe impedimento técnico para implementação do serviço de envio de mensagens de texto para comunicações de emergência.

Agência Brasil
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações