Ministra Carmen Lúcia é amiga de Alcione, solteira 'por opção' e já pesou 40 quilos

Saiba curiosidades sobre a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF

12 set 2025 - 18h30
(atualizado às 18h32)
Cármen Lúcia canta com Alcione
Cármen Lúcia canta com Alcione
Foto: Reprodução/Instagram

O nome da ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou aos holofotes após seu voto, na quinta-feira, 11, ser decisivo para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus por participação no plano de golpe de estado após a eleição presidencial de 2022.

Reconhecida pela discrição, pela dedicação ao trabalho e pelo estilo direto, a magistrada, de 71 anos, também guarda aspectos curiosos de sua vida pessoal que pouca gente conhece.

Publicidade

Confira 8 curiosidades sobre a ministra Cármen Lúcia 

Mineira de Montes Claros – Cármen Lúcia nasceu em 1954, no interior de Minas Gerais, em uma família simples de sete irmãos.

Colégio interno - Ela foi estudante de um colégio interno de freiras, onde permaneceu até a idade de prestar vestibular. 

Primeira mulher a presidir o STF – Em 2016, fez história ao assumir a presidência da Corte.

Publicidade

Solteira por opção - Em entrevista ao W/Cast, de Washington Olivetto, ela explicou que decidiu ser solteira: "Na minha profissão, hoje, a maioria das mulheres que são (casadas e mães), a gente brinca, 'mãegistradas', magistradas que são mães, elas têm uma dificuldade muito maior do que nós outras, como eu, que não tenho filho, como as que não são mais casadas".

Magreza excessiva - Há oito anos, durante entrevista ao "Conversa com Bial", da TV Globo, ela contou que pesava apenas 40 quilos e que às vezes almoçava duas uvas. Ela ouviu do apresentador: "Mas você tem que se alimentar melhor, ministra. "Me alimento do enorme encanto que tenho por esse país, da vontade de fazer as coisas que faz com que a gente deixa passar o tempo às vezes", contou.

"Conheço gente que come come, depois passa a vida fazendo regime pra ver se emagrece", disse.

Amante de MPB – A ministra é fã de MPB e convidou Caetano Veloso para entoar o Hino Nacional em sua posse na presidência do STF. 

Religiosa -  Católica praticante, a ministra mantém em sua residência símbolos religiosos, como imagens e crucifixo. Apesar disso, sua fé nunca a impediu de assumir posições progressistas em temas delicados, entre eles o direito à interrupção da gravidez em casos de fetos anencefálicos.

Publicidade

Amiga de Alcione - Em 2018, Cármen surgiu cantando ao lado de Alcione a música "Não deixe o samba morrer", durante o seminário Elas por Elas, no Rio: "Vai, Cármen Lúcia!", incentivou a Marrom.

Alcione disse depois que não esperava, pois sempre achou a ministra muito séria. "E a Cármen Lúcia é afinada, conhece tudo de música brasileira, é uma amante da arte e tem uma grande sensibilidade".

Simples Conteúdo
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações