O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, parabenizou o povo da Colômbia pelo "processo democrático e soberano" que resultou na eleição do candidato de direita Abelardo de la Espriella como novo mandatário do país.
Em nota publicada nas redes sociais na manhã desta quinta-feira (25), o petista destacou a importância da amizade entre os dois países, que "transcende ideologias" e é fundamental para a "superação de desafios comuns".
"Parabenizo o povo colombiano pelo processo democrático e soberano, expresso por sua vontade nas urnas, da escolha de seu novo presidente Abelardo de la Espriella nas eleições do último domingo", escreveu o chefe do Executivo brasileiro.
Lula elencou os desafios que os dois países compartilham, como a preservação da Amazônia, o enfrentamento da pobreza e o combate ao crime organizado. "Que sigamos trabalhando juntos em benefício dos nossos povos", concluiu.
De la Espriella, candidato defendido pelo trumpismo, foi eleito com 49,66% dos votos, contra 48,70% do progressista Iván Cepeda, que era apoiado pelo presidente Gustavo Petro e reconheceu a vitória do adversário, em meio a denúncias de interferências dos EUA no processo eleitoral.