O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, criticou nesta terça-feira (20) seu homólogo dos Estados Unidos, Donald Trump, e o acusou de tentar dominar o planeta por meio das redes sociais, durante um evento no Rio Grande do Sul.
"Vocês já perceberam que o presidente Trump quer governar o mundo pelo Twitter?", questionou o petista. "É fantástico: todo dia ele fala uma coisa, e todo dia o mundo fala da coisa que ele falou. Todo dia. Vocês acham que isso é possível?", acrescentou.
Lula também fez críticas ao uso das redes sociais para a disseminação de mentiras e a manipulação da opinião pública, em meio à intensificação dos questionamentos do presidente ao governo dos Estados Unidos por conta da ofensiva militar contra a Venezuela, em 3 de janeiro.
No domingo (18), Lula voltou ao tema em um artigo publicado no jornal The New York Times, no qual alertou para os riscos do uso recorrente da força militar nas relações internacionais.
"Quando o uso da força para resolver disputas deixa de ser exceção e passa a ser regra, a paz, a segurança e a estabilidade globais ficam ameaçadas", escreveu.