Governo de SP anuncia novo ciclo de vacinação anti-Covid em 2022

Campanha de imunização será anual a partir de 17 de janeiro

19 jul 2021 - 14h52
(atualizado às 15h52)

O governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (19) que o estado iniciará o ciclo de vacinação anual contra o novo coronavírus Sars-CoV-2 a partir do dia 17 de janeiro de 2022.

A medida foi divulgada pelo secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, durante a entrega de mais um lote da CoronaVac pelo Instituto Butantan ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

Publicidade

"Assim como nós fazemos em relação à gripe, essa nova fase de imunização contra a Covid irá se iniciar no dia 17 de janeiro do ano que vem. Foi exatamente o dia que nós vacinamos a primeira brasileira aqui de São Paulo, Mônica Calazans", afirmou ele.

A enfermeira foi a primeira brasileira a ser imunizada contra a Covid-19 no estado de São Paulo, em 17 de janeiro de 2021.

De acordo com Gorinchteyn, a revacinação não se trata de uma dose de reforço, ou seja, toda a população paulista será vacinada novamente a partir do início do próximo ano.

"Isto não é um reforço. Isto é uma necessidade que nós temos de estar sempre, anualmente, fazendo uma proteção. Nós chamamos de reforço vacinal quando eu uso uma terceira ou quarta dose. Nós estamos seguindo a prerrogativa das vacinas pra vírus respiratórios como da gripe, que anualmente recebem uma imunização", acrescentou.

Publicidade

O secretário, porém, não informou se a medida está alinhada ao calendário do Ministério da Saúde, mas explicou que o ciclo anual deve ser articulado com o governo federal para ocorrer em todo o país.

"Nós entendemos que essa articulação junto com o próprio Ministério da Saúde, junto com o próprio Conass, que é exatamente esse conselho de secretários da saúde dos estados, também terão esse entendimento para que possamos expandir essa nova fase de vacinação não apenas para São Paulo, mas para todo o país", declarou.

Butanvac -

O secretário da Saúde ainda informou que o Instituto Butantan está trabalhando na produção de uma nova vacina contra a Covid-19, a Butanvac, e já tem 20 milhões de doses aguardando envase.

"Quando, após 17 semanas de estudo, se consagrar pela [Anvisa] Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a segurança e a efetividade para a proteção contra a Covid-19, de forma imediata nós já teremos 40 milhões de doses da vacina que serão disponibilizadas para todos os brasileiros, inicialmente do estado de São Paulo", finalizou.

Publicidade
  
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se