Fiocruz: Estudo aponta fase de extinção da 3ª onda de covid no Brasil

O boletim foi divulgado nesta sexta-feira (08) pelo Observatório Covid-19 e aponta a manutenção da tendência de queda de incidência e mortes

8 abr 2022 - 16h25
(atualizado às 16h38)
Fachada da Fiocruz
Fachada da Fiocruz
Foto: Divulgação/Fiocruz / Estadão

Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz divulgado nesta sexta-feira apontou a manutenção da tendência de queda de indicadores de incidência e mortalidade por Covid-19 no país, destacando que pela primeira vez desde maio de 2020 nenhum Estado registrou uma marca superior a 0,3 mortes por 100 mil habitantes.

De acordo com o documento, os novos dados permitem afirmar que a terceira onda epidêmica no Brasil, com o predomínio da Ômicron entre os casos, está em fase de extinção.

Publicidade

"O atual cenário sinaliza redução gradual dos principais impactos da pandemia, com diminuição do número de casos graves, internações e óbitos", destacou o boletim.

Os cientistas alertam que, no entanto, esse quadro não significa o fim da pandemia e pode ser alterado caso surjam novas variantes mais letais ou que escapem da imunidade provocada por vacinas contra a Covid-19. A análise se refere ao período de 20 de março a 2 de abril deste ano.

O boletim ressaltou o papel da vacinação no controle da Covid-19 e citou a importância da segunda e da terceira doses do imunizante.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se