A prefeita de Umbaúba, Juliana Cardoso, publicou um vídeo no Instagram andando de moto sem capacete, cometendo uma infração gravíssima prevista no Código de Trânsito Brasileiro, que prevê multa e suspensão do direito de dirigir.
A prefeita de Umbaúba (SE), Juliana Cardoso, do Partido Republicanos, compartilhou em sua rede social um vídeo em que aparece andando de motocicleta sem capacete no último final de semana. No registro, ela aparece acompanhada por uma passageira enquanto circula pelas ruas da cidade.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O uso de capacete, no entanto, é obrigatório para condutores e passageiros de moto. A ausência do equipamento é considerada uma infração gravíssima, que prevê multa e suspensão do direito de dirigir, conforme o inciso II da Lei nº 14.071/20, em vigor desde 12 de abril de 2021.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a multa para o condutor que comete essa infração é de R$ 293,47. A suspensão do direito de dirigir varia de 2 a 8 meses, podendo chegar de 8 a 18 meses em caso de reincidência. Em algumas situações, o veículo pode ser retido até a regularização e o documento de habilitação recolhido.
Nos comentários do vídeo publicado no Instagram, muitos internautas reagiram de forma bem-humorada, enquanto outros lembraram da infração cometida. Um usuário comentou: “Já, já a oposição vai criticar pelo não uso do capacete, prefeita”, comentário que foi curtido pela própria prefeita. Outra seguidora escreveu: “Já, já os que andam corretos cobram o capacete”, também foi curtido por Juliana Cardoso.