A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Parque Farroupilha, em Passo Fundo, voltou a ser alvo de atos de vandalismo na manhã de segunda-feira (22). Ao chegarem para iniciar o turno de atendimento, os servidores públicos encontraram a estrutura externa exalando forte odor e com fezes espalhadas diretamente na porta de vidro de entrada do posto.
O ato de degradação do patrimônio gerou imediata revolta entre os funcionários da saúde e os pacientes que aguardavam a abertura do local.
Comunidade Cobra Medidas de Segurança
O presidente do bairro Parque Farroupilha, Robson Almeida de Souza, manifestou profunda indignação com a recorrência desse tipo de ataque. A liderança comunitária destacou que tais episódios geram transtornos severos à população dependente do serviço público e prejuízos financeiros ao município.
Diante da vulnerabilidade do prédio, o representante comunitário cobrou ações integradas do poder público, sugerindo:
Cercamento adequado do perímetro do posto de saúde;
Instalação de câmeras de monitoramento voltadas para a área externa;
Reforço na segurança patrimonial da unidade.
Reincidência e Investigação
Esta é a segunda vez em menos de três meses que o local sofre com o mesmo tipo de vandalismo. Em abril, a UBS já havia registrado uma ocorrência com características idênticas, na qual o infrator não chegou a ser localizado.
Um Boletim de Ocorrência foi formalizado junto à Polícia Civil, que assumiu a condução do caso. Equipes de investigação começaram a recolher e analisar imagens de sistemas de videomonitoramento de residências e estabelecimentos comerciais da região na tentativa de identificar a autoria do crime.
Com informações: Planalto News/ Jeferson Vargas