Tubarão encalha em praia em Fernando de Noronha; veja vídeo

Animal chamou atenção de banhistas; depois de alguns segundos, ele conseguiu retornar ao mar

22 mar 2026 - 13h40
Tubarão encalha em praia de Fernando de Noronha e chama atenção de banhistas
Tubarão encalha em praia de Fernando de Noronha e chama atenção de banhistas
Foto: Reprodução/Instagram @guianonenoronha

Um tubarão chamou atenção ao encalhar na Praia da Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha, neste sábado, 21. 

A cena foi registrada em vídeo pelo condutor de visitantes Wallison Souza, que publicou as imagens nas redes sociais. 

Publicidade

No vídeo, o animal, que de acordo com o condutor é um tubarão-limão, aparece em uma área rasa da praia. Banhistas, incluindo crianças, se aproximam dele e o assistem se debater por alguns segundos. 

"Eles são adaptados a esse tipo de situação devido ao seu comportamento de caça. Até por isso são conhecidos pelo nome tubarão-papa-areia", disse na legenda da publicação. "Estão acostumados a esse tipo de situação durante ataques a sardinha no raso".

Na sequência, o tubarão conseguiu retornar ao mar, informou o condutor. 

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), esta espécie distribui-se sobre a plataforma continental das regiões Norte e Nordeste do Brasil em profundidades menores que 100 metros, incluindo também as ilhas oceânicas do Atol das Rocas, Fernando de Noronha e Abrolhos. Ela é considerada regionalmente extinta no litoral paulista.

Publicidade
Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações