O caso do idoso que foi levado ao banco, onde foi constatado que ele estava morto, chocou o Brasil na última semana. As cenas de Érika de Souza Nunes transportando o corpo de Paulo Roberto Braga em uma cadeira de rodas viralizaram, e um inquérito foi aberto contra a cuidadora para apurar o caso.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A agência em que tentou fazer um empréstimo de R$ 17 mil fica no mesmo bairro onde morava 'Tio Paulo': Bangu, na zona oeste do Rio de Janeiro. Em imagens divulgadas pelo jornal O Globo, o local mostra sinais de deteriorização e precariedade.
Aos 68 anos, Paulo vivia em um imóvel de um só cômodo e móveis improvisados. A cama, por exemplo, consistia apenas em uma base de caixotes e um colchão velho por cima, coberto por um lençol fino.
O espaço de apenas 4 m², que fica na Estrada do Engenho, no bairro de Bangu, nem mesmo era para ser uma casa: o local foi pensado como uma garagem. Por isso, o imóvel onde vivia 'Tio Paulo' não é só pequeno, mas um espaço fechado, sem ventilação, quase claustrofóbico.
Para um senhor debilitado, o único ponto em que 'corria vento' no espaço era em um buraco coberto por lona. Conforme o jornal O Globo, o local é ainda frio, úmido e cheira a mofo.
O banheiro, por sua vez, aparenta ser apenas um vaso sanitário com uma colcha em cima. Poucos objetos e móveis também podem ser encontrados no local, como uma escrivaninha em frente à cama.
A rua em que fica a residência de Paulo é movimentada, mas os vizinhos acabam sabendo um da vida do outro. Os frequentadores da rua contam que o idoso era solitário e não costumava receber visitas em casa. Outra informação é a de que 'Tio Paulo' teria problemas com bebida e não se alimentava bem. Uma vizinha não identificada chegou a falar ao O Globo que a vizinhança fez campanha de doação para o morador.