Santos: vazamento em tanque é controlado e incêndio diminui

Toda a produção de líquido produtor de espuma do Estado de SP está sendo deslocada para a operação de combate ao fogo

8 abr 2015 - 16h17

O vazamento de combustível que dificultava o controle do incêndio de grandes proporções que atinge a empresa Ultracargo, em uma área industrial de Santos, no litoral paulista, desde a última quinta-feira (2), foi reduzido em 90%, de acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil, José Roberto Rodrigues de Oliveira. O problema deixou em segundo plano, na terça-feira, a ação direta ao fogo, mas já tem resultados significativos nesta quarta, com a diminuição visível das chamas e da fumaça.

<p>Vazamento em tanque foi reduzido em 90%</p>
Vazamento em tanque foi reduzido em 90%
Foto: Nacho Doce / Reuters

"Temos que manter um bom estoque do líquido gerador de espuma. Por isso, solicitamos alguns recursos extras. Toda a produção estadual da substância, cerca de 40 mil litros diários, está vindo para Santos, mas precisamos de mais. Agora há pouco conseguimos reduzir 90% de um vazamento importante e vamos atacar o tanque que está pegando fogo", disse Rodrigues.

Publicidade

Siga o Terra Notícias no Twitter

"Existia uma operação planejada que foi deliberada ontem à noite para a contenção dos vazamentos dos tanques. A primeira etapa foi bem sucedida, essa é a boa notícia", completou o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa.

O Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, esteve na cidade pela manhã e anunciou a chegada de novos recursos federais para o combate ao incêndio provenientes.

Atualmente, o corpo de bombeiros trabalha com 83 mil litros de água por minuto bombeados por cinco navios. "É a ação mais efetiva até então. O incêndio está isolado e controlado, mas não as chamas. Faremos um ataque com todos os meios disponíveis para apagar o incêndio e depois continuar resfriando o tanque", disse o capitão Marcos Palumbo, porta-voz do corpo de bombeiros do Estado de São Paulo.

Publicidade
"Não há motivo para pânico" em Santos, diz bombeiro
Video Player

"Estamos efetuando três frentes de combate, principalmente na parte de resfriamento. A primeira, do lado esquerdo, onde está pegando fogo. A segunda, fazendo a proteção dos tanques próximos. A última é na parte interna, para a contenção do fogo que se encontra pelo vazamento de um dos tanques. Esse trabalho vai continuar porque está sendo muito bem empregado e estamos evoluindo na ocorrência", completou.

Com a utilização do Coldfire, produto importado pela empresa Ultracargo, os bombeiros têm conseguido conter as chamas. O produto atua como uma espécie de isolante térmico no combate inicial, antes do lançamento da espuma comum. Na última nota, a Ultracargo informou que o incêndio atingia dois tanques contento gasolina.

Fonte: Especial para Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações