MPT vai investigar caso de funcionários ajoelhados em restaurante Outback no Maranhão

O restaurante negou a prática de pedir que funcionários se ajoelhassem, apesar de usar uma política chamada de "eye level"

22 mar 2023 - 16h02
(atualizado às 17h25)
Outback nega pedir que funcionários fiquem de joelhos para atender clientes
Outback nega pedir que funcionários fiquem de joelhos para atender clientes
Foto: Divulgação

O Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) recebeu, na terça-feira, 20, uma denúncia contra o restaurante Outback, em São Luís, após viralizar um vídeo em que uma cliente relata ter sido atendida por funcionários ajoelhados na unidade. Segundo o órgão, a situação vai ser apurada, podendo ser instaurado um inquérito civil ou o caso arquivado. Ao Terra, o restaurante afirmou ainda não ter recebido nenhuma intimação ou notificação. 

O Outback disse ainda que o caso se trata de um mal entendido, já que, segundo eles, nunca teriam obrigado funcionários a se ajoelhar. Segundo o restaurante, o Outback utilizava uma prática chamada de "eye level", que consiste em pedir ao funcionário que fique no mesmo nível dos olhos do cliente, mas que não necessariamente ajoelhados.

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No vídeo que repercutiu na web, a advogada Ana Beatriz Isaias conta que ficou espantada ao visitar o novo restaurante Outback que havia inaugurado na capital maranhense.

"A mulher vem me atender e do nada ela abaixa. Eu não percebi de primeiro momento. Depois vem outro me atender, e a pessoa ajoelha de novo", conta Ana Beatriz, espantada.

A advogada então perguntou a uma funcionária o motivo da prática, que disse ser "tradição no Outback". 

"Ela me explicou que quando vem fazer o treinamento, eles dizem que devem ficar no alcance do olhar do cliente, no mesmo patamar do cliente", conta Ana Beatriz no vídeo. Acompanhada da irmã, ela lembra que chegaram a perguntar se a funcionária não sentia dor nos joelhos e a resposta foi positiva. 

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Fonte: Redação Terra
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